O Recife recebe, a partir deste domingo, 27, o 5° Colóquio de Moda, maior congresso científico/acadêmico de moda do País, que será sediado pela Faculdade Boa Viagem (FBV). O evento traz alguns dos melhores e mais importantes profissionais ligados ao setor da moda no Brasil e exterior. A reunião de pesquisadores, docentes, acadêmicos e outros profissionais de moda e áreas afins - como Psicologia, Sociologia, Marketing, Jornalismo, Administração, Artes Plásticas, Design e História – vai promover as mais variadas abordagens que envolvem o mundo da moda.
Esta quinta edição traz 16 grupos de trabalho, entre eles “Moda, Meios de Comunicação e Estilo”, “Fotografia e Moda”, “Consumo e Moda” e “Traje de Cena”. A lista completa dos grupos de trabalho está disponível no site do evento (www.coloquiodemoda.com.br). Devido à grande procura, as inscrições foram encerradas.
PALESTRANTES
Entre os nomes já confirmados para palestrar no 5° Colóquio de Moda, estão alguns dos mais importantes do setor, no Brasil e exterior. Da nata brasileira, o Colóquio convidou a designer de jóias Clementina Duarte, os professores Dario Brito (UNICAP), Ernesto Boccara (Unicamp) e Fausto Vianna (USP) e o cineasta Lírio Ferreira (de “Árido Movie” e “Baile Perfumado”, entre outros. Entre as presenças internacionais, a professora Sylvia Demetrescu, da Ecole Supérieuer de Visual Mechandising de Vevey (Suíça), a jornalista especializada em Moda e Economia, Eva Medalla (Chile), a diretora do Instituto Strasser, do Uruguay, Maria Inez Strasser e a professora Soledad Hernández, da Universidad Católica del Uruguay.
O Colóquio de Moda é um evento nacional que pela primeira vez acontece no Recife. De 27 a 30 de setembro, no campus I da Faculdade Boa Viagem (Rua Jean Émile Favre, 422, Imbiribeira). Informações: www.coloquiodemoda.com.br.
SERVIÇO
5º Colóquio de Moda, de 27 a 30 de setembro, na Faculdade Boa Viagem, Campus I (Rua Jean Émile Favre, 422, Imbiribeira).
sexta-feira, 25 de setembro de 2009
quarta-feira, 23 de setembro de 2009
Fliporto 2009
Um diálogo entre culturas que se permeiam. Este é o direcionamento da quinta edição da Festa Literária Internacional de Porto de Galinhas (Fliporto), que acontece de 5 a 8 de novembro, na Praia de Porto de Galinhas, litoral sul de Pernambuco. Inspirada na reflexão da tradição cultural brasileira, discutindo suas raízes e desdobramentos, a Fliporto se dedica neste ano à divulgação da literatura iberoamericana, com o tema “Literatura iberoamericana: interdependências e contemporaneidade”. O evento promove debates, encontros e leituras com escritores contemporâneos da literatura em língua espanhola e portuguesa.
A organização da festa literária confirma a participação dos espanhóis Jorge Diaz e José María Merino, da portuguesa Inês Pedrosa, diretora da Casa Fernando Pessoa e do venezuelano Fernando Báez, autor de História universal da destruição dos livros. O uruguaio Eduardo Galeano, que integra a conferência de abertura da festa, é um dos mais aguardados do evento, que confirma, ainda, palestra com o jornalista Laurentino Gomes, autor do best-seller 1808 - sobre a chegada da corte portuguesa ao Brasil.
A proposta de instigar o conhecimento e reconhecimento dessa literatura vai além de nacionalismos e regionalismos. A Fliporto ressalta a participação de escritores inéditos no Brasil como o alemão Martin Mosebach, uma das atrações confirmadas para o evento, que homenageia neste ano o escritor pernambucano João Cabral de Melo Neto, profundo conhecedor e amante da cultura hispânica.
Segundo o curador da Fliporto, Mário Hélio Gomes, a presença de Mosebach, vencedor do prêmio Büchner Prize de 2007, se insere na proposta da Fliporto de manter sua programação aberta a discussões cosmopolitas. “Consideramos primordial a valorização dos aspectos mais profundos da Iberoamérica em cada encontro que promove a Fliporto. O diálogo é a nossa primeira palavra-chave: diálogo entre os países, entre as culturas, entre os escritores, entre as pessoas”, confirma Mário Hélio.
Serviço:
Festa Literária Internacional de Porto de Galinhas 2009
“Literatura Iberoamericana: Interdependências e Contemporaneidade”.
De 05 a 08 de novembro, no Hotel Armação, em Porto de Galinhas
Assinar:
Postagens (Atom)