quinta-feira, 10 de maio de 2012

Pernambuco é o 3º polo para eventos internacionais no Brasil


Pernambuco consagra-se como um dos mais relevantes destinos para a realização de eventos internacionais no Brasil. Isso é o que aponta o recém divulgando ranking anual da ICCA (International Congress And Convention Association), entidade que gerencia o maior e mais respeitado banco de dados sobre eventos internacionais no mundo. Das dez cidades brasileiras que mais receberam eventos padrão ICCA, Recife e Porto de Galinhas, juntas, colocam o estado em terceiro lugar no país em eventos internacionais. Com um público de 14.500 turistas e acompanhantes e um gasto médio diário em torno de 285 dólares, a realização desses encontros geraram 72.500 diárias nos equipamentos hoteleiros da região e um impacto na economia acima de 20 milhões de dólares.

 “Recife superou em número de eventos internacionais realizados com o padrão ICCA a marca atingida no ranking anterior em 30%. E agora, Porto de Galinhas passa a figurar entre os dez principais destinos para feira e congressos internacionais no Brasil, empatando no ranking com cidades já conceituadas a exemplo de Campinas”, diz Paulo Menezes, presidente do Recife Convention & Visitors Bureau, entidade que tem no seu raio de atuação as cidades do Recife e Olinda, Interior do Estado, Litoral Norte e Sul e Fernando de Noronha. “Somando um total de 17 eventos internacionais realizados em 2011, o desempenho pernambucano no ranking é o melhor de todos os tempos”, complementa Paulo.

Flávia de Gusmão lança Sexo@Cidade 101 Crônicas Escolhidas


O livro Sexo@Cidade – 101 Crônicas Escolhidas, assinado pela jornalista e escritora Flávia de Gusmão, será lançado no Santander Cultural, no Bairro do Recife, no próximo dia 16. Na ocasião, a obra custará R$ 40,00. Já nas livrarias, após o lançamento, R$ 50,00. Como sugere o título, o livro é uma compilação das melhores crônicas escritas por ela na coluna Sexo@Cidade, publicada no Jornal do Commercio, aos domingos, ininterruptamente desde dezembro de 2000.

Deliciosamente inspirado no seriado Sex and The City, que estreou nos Estados Unidos em 1998 e a pegou como ela diz, ‘feito um soco na caixa dos peitos aos 36 anos de vida’ a obra é fruto dos questionamentos da mulher madura dos anos 1990.

A visão fêmea quase feminista do homem, do mundo, da cidade, criou personagens imperdíveis. Um deles é o camisa xadrez ou simplesmente C-X, aquele tipo de sujeito que jura que ser macho previsível é mais que uma obrigação, é um dever cívico; o homem-bomba, que arrasa a sua vida com a sutileza que lhe justifica o nome; o ex, que insiste em achar que ainda vale alguma coisa no seu afeto, mas que é, antes de mais nada, um coitado desavisado e por aí vai.

A autora destaca que “os anos se passaram e já se fazem longínquos os 1990, mas Sexo@Cidade, agora também em livro, continua dando muito o que pensar e falar em público e no privado. Basta dizer que a nova musa inspiradora de Flávia de Gusmão é a cantora e performer paraense Gaby Amarantos, a dona do hit do momento: Ex my love, ex my love, se botar teu amor na vitrine, nem vai valer 1,99, ex my love, ex my love, se botar teu amor na vitrine, nem vai valer 1,99. O tempo não para.”

segunda-feira, 7 de maio de 2012

Exposição 60 anos da Telenovela Brasileira em cartaz no Recife



Pessoal, quem não conferiu a linda exposição “60 anos da Telenovela Brasileira”, em cartaz na Galeria Janete Costa, no Parque Dona Lindu, não precisa se aperrear porque ainda dá tempo. Ela vai até o próximo dia 13, hein? Na exposição, que abriu as comemorações dos 40 anos da Rede Globo Nordeste, é possível passear no tempo e pelas telas. Aparelhos de TV, dos antigos tubos de imagens até a alta tecnologia em HD, podem ser apreciados. 40 painéis contam a história da televisão e das novelas, desde a primeira trama encenada: “Sua vida me pertence”, que foi ao ar em dezembro de 1951. A mostra também conta com outras peças, entre figurinos e objetos de época.

Recife é a sexta parada da exposição, que esteve em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília e Santos, entre setembro de 2011 e início de 2012, sendo vista por cerca de 80 mil pessoas. Em Pernambuco, a mostra ganhou mais quatro painéis para relatar as quatro décadas da Globo Nordeste. É possível saber, por exemplo, que a novela Bicho do Mato foi a primeira teledramaturgia vista no estado, que foi ao ar em 1972, onde os pernambucanos puderam ver os dois capítulos iniciais antes de todo o Brasil.


Figurino de Viúva Porcina
Regina Duarte (Roque Santeiro - 1985)

Look de Maia - Juliana Paes
(Caminho das Índias - 2009)

Figurino de Victor Valentin
Murilo Benício (Ti Ti Ti - 2010)

Look de Raj - Rodrigo Lombardi
(Caminho das Índias - 2009)

“As telenovelas têm uma importância na vida de todos brasileiros que as assistem, pois elas registram épocas e costumes, tudo que tem a ver com a evolução do País”, diz o curador Elmo Francfort. Entre os destaques da mostra, ele cita a primeira câmera filmadora do país, que pertenceu à TV Tupi, de 1950; os scripts da segunda telenovela brasileira, chamada “Beijo na Sombra”, escrita pelo recifense José Castellar, em 1952; e uma roupa da Viúva Porcina, personagem de Regina Duarte na novela “Roque Santeiro”, de 1985.

A mostra foi idealizada pela Rede Globo em conjunto com a Associação dos Pioneiros, Profissionais e Incentivadores da Televisão Brasileira (Pró-TV). O público pode interagir com projeções de cenas e participar de um quiz com perguntas e respostas. O mais legal da mostra é um mini estúdio de gravação. Nele, o público pode brincar de fazer novela, gravando uma cena dos personagens Odorico Paraguaçu (vivido pelo ator Paulo Gracindo, na novela “O Bem Amado”, em 1973) e Flora (a vilã de “A Favorita”, interpretada por Patrícia Pilar em 2008), com direito a cenário, figurino, texto decorado e direção. Os vídeos registrados podem ser conferidos no site da Globo Nordeste.



Serviço:
Exposição “60 anos da Telenovela Brasileira”
Galeria Janete Costa - Parque Dona Lindu
Avenida Boa Viagem / Boa Viagem / Recife-PE
Horários: quartas a sextas, 12h às 20h; sábados e domingos, 10h às 20h.
Entrada gratuita

sexta-feira, 4 de maio de 2012

H Magazine segunda edição


Acaba de chegar às bancas de todo o Brasil a segunda edição da H Magazine, publicação do Grupo Mix Brasil sobre e para o homem bem resolvido que busca conteúdo mais adulto. A H# 2 traz novidades no conteúdo e visual, como o Caderno Hard, com informacões mais quentes. Na capa e ensaio principal, o morenaço Flayder Reis. Entre os destaques, entrevista abusada com o comediante Luís Miranda, matérias sobre a agitada cena dos ursos brasileiros e dos fisioculturistas e dossiês sobre pegação em parques e artigos sobre a história da arte homoerótica e bondage. As muito francas colunas de Tony Goes, Gilberto Scofield e João Luiz Vieira foram repaginadas, além do cartunista Laerte, que apresenta novos personagens.

A edição traz uma matéria contando os detalhes da história do casal pernambucano Maílton e Wilson Albuquerque. Eles ganharam espaço na mídia por serem o primeiro casal homoafetivo, no Brasil, a registrar uma criança com dois pais. Maria Tereza foi gerada por fertilização in vitro, com o espermatozoide de Maílton e o apoio de uma prima dele, que carregou o bebê na barriga. A matéria é assinada por este mero jornalista que escreve. Adorei ter feito esse trabalho, conhecer a linda história de vida deles e a fofinha da Maria Tereza. Meninos, obrigado por me receber. Valeu! A revista bimestral traz ainda notícias de gastronomia, decoração, moda, turismo, beleza, política, saúde, sexo, e um roteiro das festas de sexo da pauliceia.

Desenho Design, o melhor do design contemporâneo

Neu Clair e Airton Melo - Foto: Marcelo Marona

Na hora de escolher aquelas peças e objetos que darão um toque todo especial no projeto de ambientação, há um local certo que agrada aos mais diversos estilos: a loja Desenho Design, no Shopping da Decoração, em Boa Viagem. Os empresários Neu Clair e Airton Melo, desde dezembro de 2004, possibilitaram ao público recifense o acesso a peças e objetos contemporâneos, produzidos pelos mais conceituados artistas e designers brasileiros (alguns de renome internacional). Produtos que até então só poderiam ser adquiridas no Sudeste do Brasil.

Na atual loja (até 2009 funcionava no bairro das Graças), com projeto assinado pelo escritório Santos&Santos Arquitetura, as peças utilitárias e decorativas são produzidas artesanalmente, manufaturadas ou em série limitada. “Já há algum tempo, temos a preocupação de trabalhar com produtos ecologicamente e socialmente corretos, não incentivamos o tipo de produção que provoca muitos resíduos”, destaca Neu Clair. O mesmo também diz que o diferencial da Desenho Design está no olhar de quem faz a seleção de compras na loja, na relação custo/benefício dos objetos, no atendimento ao cliente e no critério de pronta entrega adotado pela administração da empresa.


Um dos últimos lançamentos encontrados na loja é a série conceitual de design, que utiliza o acrílico listrado “entrelinhas” - técnica patenteada por José Marton, em 2000. Nesta coleção chamada Híbridos, os produtos e mobiliários, num olhar colorista ganham sentido atemporal com padrão exclusivo. Como essência, cada peça reúne várias funções: móvel, adorno, iluminação e suporte. “Nessa coleção, existe a melhor forma de aproveitar a matéria-prima, foram criados produtos e com as sobras, novos produtos. Um Design consciente”, informa Neu Clair.

A Desenho Design também realiza exposições para divulgar e tornar acessível aos interessados o que há de novidade em tecnologia e matéria prima de objetos e móveis de pequeno e médio porte. Além dos arquitetos e decoradores, colecionadores e pessoas interessadas em arte diferenciada e tecnologia ficarão muito encantados com o luxo encontrado na loja. Como o trabalho dos designers Bernardo Krasniansky, Gena Lyra, Kimi Nii, Lúcio Carvalho, Marcelo Fernandes, Marcelo Kiokawa, Estudio Nada Se Leva, Pedro Emílio Petry, Regina Medeiros, Rogério Silva, Tord Boontje, entre outros.


Desenho Design
Shopping da Decoração
Av. Eng. Domingos Ferreira, 1274
Lojas 08 e 09
Boa Viagem / Recife-PE
(81) 3326.4264
www.desenhodesign.com.br