sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Réveillon Up Party Recife


Visual do primeiro amanhecer de 2012 by Up Party. Vai perder?

Estrutura da Up em fase de montagem.

Os amantes da e-music do Recife já têm um endereço certo para comemorar a passagem do ano: o espaço Catamarã, no Bairro de São José, à beira do Rio Capibaribe, sediará pela terceira vez no réveillon, mais uma edição da Up Party, festa itinerante de música eletrônica. Serão 10 horas de festa, comandada por cinco DJs de alto nível no cenário musical eletrônico: Antônio Amorim, Gibah, Magno, Carlos Wait e Rafael Barreto.

O espaço contará com iluminação cênica, recursos de última geração no dancing e um telão de led de alta definição, pelo qual o público presente poderá acompanhar a virada do ano, paralelo à queima de fogos. Para este ano, a temática da festa é inspirada na Península de Yucatã com a antiga civilização Maia, povo arrojado que esbanjava cultura, com muitas mandalas e mistérios.

Para os místicos, mais uma vez o Réveillon Up traz a tenda mística com uma mãe de santo fazendo previsões para 2012 e orientando quais os caminhos devem ser tomados neste novo ano. A infraestrutura da festa conta com segurança, estacionamento para mais de 100 carros, banheiros limpos a cada 30 minutos e bar com atendimento de qualidade, aceitando cartão de crédito e débito, tanto para as bebidas como para a entrada. Junto com os primeiros raios de sol de 2012, o público poderá desfrutar de um delicioso café da manhã regional, totalmente grátis.

Os ingressos do Réveillon Up Party estão à venda nas lojas Chilli Beans do Shopping Recife (81 3465.0799), Shopping Tacaruna (81 3221.8318) e na Layer (81 3034.2027) no valor de R$ 80,00 (terceiro lote). Na hora, custará R$ 100,00. Maiores informações: 81 9823 6606.

quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Papai Noel Existe


Como surgiu essa lenda do Papai Noel que, para alguns, é mero símbolo de consumo e se afasta do significado religioso do Natal? O fato é que o personagem tem tudo a ver com o cristianismo: Papai Noel é a forma carinhosa como ficou conhecido Nicolau Taumaturgo, que depois de canonizado pela Igreja Católica virou o São Nicolau. Sua história é realmente bonita e remete a um exemplo de extremo amor não só às crianças, mas a todos os necessitados de ajuda e atenção.

Nicolau nasceu na cidade de Pátara no século IV, região onde hoje está a Turquia, terra de invernos muito duros. Com a morte dos seus pais, ele herdou uma grande fortuna, que começou a distribuir entre os pobres, de forma anônima. Toda vez que sabia da necessidade de alguém, jogava pela chaminé da casa onde aquela pessoa morava um saquinho com moedas de ouro.

Mas, gostava de ajudar de todas as formas: socorria afogados e enfermos. Ajudava crianças, adolescentes e mulheres. Um dia, em sua cidade, descobriram que era ele quem jogava os saquinhos com as moedas de ouro na casa das pessoas. Por isso, ele resolveu se isolar. Não querendo mais morar na cidade onde foi reconhecido, estabeleceu-se em outra cidade, Mira, como um pobre.

Mas, sua dedicação extremada à igreja e à oração foi logo comemorada pela comunidade religiosa. Com o tempo, tornou-se bispo de Mira e passou a dedicar sua vida aos outros. Tornou-se um verdadeiro pai dos órfãos e pobres, defensor dos oprimidos. Era humilde, pacífico, se vestia mais simplesmente possível. Comia o estritamente necessário e ainda só uma vez por dia, à noite.


Depois que ele morreu, muitos passaram a rezar e pedir-lhe bênçãos. Há registros de muitos milagres e seu dia, na igreja, é comemorado em 6 de dezembro – data da sua morte. Muitas também são as histórias sobre supostas aparições suas. A mais famosa delas foi no Natal de 1583, na Espanha. Por isso, o codinome Papai Natal – ou Noel (natal em francês) – o pai que aparece no Natal.

Ele hoje é o santo padroeiro da Rússia, da Grécia e da Noruega. Patrono dos coroinhas na Armênia. Em honra a São Nicolau, padroeiro dos estudantes, realizam-se em Guimarães (Portugal) as Festas Nicolinas, uma das mais antigas celebrações acadêmicas do Mundo.

Em 1822, o professor de literatura grega Clement Clarke Moore, de Nova Iorque, fez um conto para seus filhos, intitulado “Uma visita de São Nicolau”. Descrevia-o como um velho risonho, rechonchudo e barbudo, que viajava num trenó puxado por renas voadoras e entrava nas casas pela chaminé, levando presentes na véspera do Natal para crianças. O poema tornou-se famoso, contado por pais aos seus filhos naquele dia.

Em 1886, o cartunista Thomas Nast foi convocado pela revista Harper’s Weeklys, em sua edição especial de Natal, a criar a imagem do Papai Noel para o conto que já tinha se tornado popular. Daí surgiu a imagem que hoje se conhece.

Em 1931, a Coca-Cola realizou uma grande campanha publicitária realçando nas roupas dele o vermelho e o branco, as mesmas do seu rótulo. A campanha, destinada a promover o consumo de Coca-Cola no inverno (período em que as vendas da bebida eram baixas na época), fez um enorme sucesso e a nova imagem de Papai Noel espalhou-se rapidamente pelo mundo. Assim, a Coca-Cola contribuiu para difundir e padronizar a imagem atual, mas não é responsável por tê-la criado.


Na versão americana, Papai Noel – chamado por lá de Santa Claus – mora junto com Mamãe Noel e a equipe de duendes em sua casa no Polo Norte. Na versão britânica, frequentemente se diz que ele reside nas montanhas da Lapônia, Finlândia, na cidade de Rovaniemi. Lá, de fato, existe o “escritório do Papai Noel” que se tornou uma atração turística do local. Criou-se inclusive um endereço oficial como a residência do Papai Noel: Santa Claus, FIN-96930, Arctic Circle, Rovaniemi - Finlândia (http://www.santaclausoffice.fi/). Em função disso, a colônia finlandesa de Penedo, no Rio de Janeiro, se auto-declarou como a “residência de verão” do Papai Noel.

As renas do Papai Noel são muito comemoradas e a mais famosa delas é Rodolfo, que teria entrado na equipe por ter um nariz vermelho e brilhante, que ajuda a guiar as outras nas tempestades. Essa lenda está retratada no filme Rudolph, a Rena do Nariz Vermelho (1960 e 1998). Os nomes das outras renas são: Corredora, Dançarina, Empinadora, Raposa, Cometa, Cupido, Trovão e Relâmpago.


Uma Visita de São Nicolau

“Era a noite antes de Natal. Nas casas não havia uma criatura se mexendo, nem mesmo um rato. As meias estavam penduradas pela chaminé com cuidado na espera da visita de São Nicolau. Então, no gramado surgiu um ruído. Eu pulei da cama para ver o que era. A neve caía em meio à lua. E vi: era um trenó de renas, com um motorista. Eu sabia: aquele era São Nicolau. Ele assoviou e chamou cada rena pelo nome: Rodolfo, Corredora, Dançarina, Empinadora, Raposa, Cometa, Cupido, Trovão e Relâmpago. O trenó estava no telhado, cheio de brinquedos. De repente, Nicolau desceu pela chaminé com um salto.

As roupas dele estavam manchadas com cinzas e fuligem. Seus olhos brilhavam. Seu sorriso alegre fazia covinhas nas bochechas. Seu nariz era rosado como uma cereja. Sua barba era branca como a neve. Tinha um rosto largo e uma redonda barriga, que tremia como geleia quando ele ria. Ele era gordinho, roliço, e tinha junto a si um velho e alegre duende. Ao vê-lo, eu não tive nenhum medo. Fiquei olhando, ele calado, enchendo as meias com presentes, até terminar seu trabalho. Foi quando subiu a chaminé. No telhado, pulou de volta no trenó, deu um apito, e todas suas renas voaram rumo ao céu estrelado, saindo a desejar, com um aceno e um grande sorriso: ‘Feliz Natal para todos!!!’”


terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Leo Santana em Foco

Encontro Marcado, com os escritores Paulo Mendes Campos,
Otto Lara Rezende, Hélio Peregrino e Fernando Sabino, na
Praça da Liberdade, em Belo Horizonte (MG)

Portal do Sertão, homenagem a João Guimarães Rosa, em
Cordisburgo (MG)

Carlos Drummond de Andrade, calçadão da Praia de
Copacabana (RJ)

Leo Santana - Foto: Daniel Mansur

A figura humana e a representação da diversidade de raças e de cores que formam o povo brasileiro são uma constante no trabalho do artista mineiro Leo Santana. Suas esculturas encontraram no bronze um material que oferece fidelidade à forma e resistência na beleza do que, diante dele, no seu longo processo, a figura se transforma. As criações vêm pontuando e integrando a paisagem urbana brasileira, em homenagens a personalidades importantes de nossa cultura.

Leo Santana é graduado em Publicidade e Propaganda e Desenho Industrial. Desde 1989, dedica-se com exclusividade às artes plásticas. Reconhecido em todo o Brasil e no exterior, especialmente por suas esculturas em bronze, como a de Carlos Drummond de Andrade, instalada no calçadão de Copacabana, que hoje já é o segundo monumento público mais visitado do Rio de Janeiro. Atualmente, divide o seu tempo e a sua arte em dois ateliês: São Sebastião das Águas Claras, Macacos (MG) e Olinda (PE). Em Olinda, Leo Santana pode realizar o antigo sonho de trabalhar vendo o mar, além de encontrar novas possibilidades para o exercício do desenho e da pintura.

www.leosantana.art.br

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Encontro de Blocos antecipa o carnaval em janeiro

Foto: Rodrigo Pires

Wellington Dantas

Wellington Dantas

Wellington Dantas

Idealizado pelo cantor Claudionor Germano e desenvolvido em parceria com o produtor Pedro Castro desde novembro de 2011, com patrocínio das Secretarias de Turismo da Prefeitura do Recife e do Governo do Estado de Pernambuco, o Projeto Alegres Bandos – Encontro de Blocos vem reverenciando 13 blocos líricos carnavalescos, dando-lhes a oportunidade de destaque para além do carnaval.

A cada encontro, um dos 13 blocos é homenageado com repertório próprio, flabelo e integrantes devidamente fantasiados, além de contar com a presença dos outros blocos participantes. Já participaram: Bloco Carnavalesco Misto Pierrot de São José (Recife), Bloco Flor da Lira de Olinda (Olinda), Bloco Lírico Com Você No Coração (Recife), Bloco Lírico Eu Quero Mais (Olinda), Trupe Lírico-Musical Um Bloco Em Poesia (Recife), Bloco Flor do Eucalipto (Moreno), Bloco Carnavalesco Lírico Cordas e Retalhos (Recife), Bloco O Bonde (Recife), Bloco da Saudade (Recife), Bloco das Ilusões (Recife), Bloco Carnavalesco Amante das Flores (Camaragibe), Bloco Banhistas do Pina (Recife) e Bloco Batutas de São José (Recife).

Atraindo centenas de pessoas de todas as idades, a primeira etapa do Projeto Alegres Bandos – Encontro de Blocos acontecerá até o próximo sábado (17 de dezembro), das 16h30 às 19h, na Praça do Arsenal, no Bairro do Recife, com a participação do Coral Edgard Moraes e da Orquestra do Maestro Beto do Bandolim. Em sua segunda etapa, em janeiro de 2012, sempre aos sábados, o projeto continua na Praça do Arsenal, com os dois últimos encontros em fevereiro, no Parque Dona Lindu, em Boa Viagem. A entrada é sempre franca. Maiores informações: 3421 8456 / 3423 3186.

Projeto Alegres Bandos – Encontro de Blocos: 2ª etapa (janeiro 2012, aos sábados, na Praça do Arsenal – Bairro do Recife, das 16h30 às 19h, grátis). Participação da Orquestra do Maestro Beto do Bandolim

Dia 07/01/2012 - Bloco O Bonde (Recife)
Dia 14/01/2012 - Bloco da Saudade (Recife)
Dia 21/01/2012 - Bloco das Ilusões (Recife)
Dia 28/01/2012 - Bloco Carnavalesco Amante das Flores (Camaragibe)

Fevereiro 2012 (sábados, no Parque Dona Lindu, das 16h30 às 19h, grátis). Participação da Orquestra do Maestro Beto do Bandolim

Dia 04/02/2012 - Bloco Banhistas do Pina (Recife)
Dia 11/02/2012 - Bloco Batutas de São José (Recife)

Das passarelas para sua casa




A Italica Casa, loja de móveis e acessórios de luxo, acaba de lançar coleção exclusiva assinada pelo estilista pernambucano Melk Z-da. Melk desenvolveu uma linha de tecidos para decoração especialmente para o novo showroom da loja. A coleção foi desenvolvida em parceria com a Estúdio Zero e faz referência a elementos tropicais como o caju e flores. “A coleção mistura as tendências da moda com a leitura da própria Italica. As estampas vêm em cores vibrantes como amarelo e azul turquesa. Sempre buscamos fazer esse link entre moda e decoração”, explica Isabela Coutinho que comanda a loja ao lado da irmã, Carla Cavalcanti.

Os tecidos são perfeitos para forrar estofados, dando toque original e arrojado by Melk Z-da a poltronas e sofás. A linha já é a segunda desenvolvida pelo estilista para a Italica Casa. A loja também trabalha com marcas como Kartell, Alle, XO, Tom Dixon, Moooi, Slide, Cooltoys, Casamania, Estúdio Bola, além de peças by Guto Índio da Costa, Guilherme Torres, Silvio Romero e Aristeu Pires.

Serviço:

Italica Casa
Rua Antônio Figueiredo, 96
Boa Viagem / Recife-PE
(81) 3465.3576
http://www.italicacasa.com.br/

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Arquitetos e lojas de decoração de Pernambuco são homenageados


Os melhores arquitetos, decoradores, designers de interiores e lojas de decoração de Pernambuco serão eleitos em premiação exclusiva, no dia 5 de dezembro, na Di Branco Recepções. A segunda edição do Prêmio TopClass de Arquitetura e Decoração homenageará os profissionais em 16 categorias diferentes. Na ocasião, também será lançado o Anuário ClassCasa de Arquitetura e Decoração 2011-2012, que reúne os melhores arquitetos, designers e estabelecimentos do setor, tornando-se o catálogo mais abrangente da área.

Esta é a terceira edição da publicação exclusiva, que destaca o trabalho de 86 profissionais, dentre eles 36 escritórios de arquitetura, decoração e design de interiores, e 33 lojas do segmento de arquitetura e decoração, representando um aumento de 40% em relação ao catálogo anterior. Com inspiração barroca, em preto, branco e prata, o projeto gráfico em 340 páginas, traz sofisticação ao produto e encadernação de luxo, valorizando o conteúdo.

O Anuário trará mais de 800 imagens inéditas, produzidas especialmente para a edição, e será dividido em duas seções: “Escritórios de Arquitetura, Decoração e Iluminação”, e Lojas e Showrooms. “O Anuário ClassCasa reafirma seu conceito de guia de consumo premium para o mercado de arquitetura, decoração e design”, afirma Carla Guerra, diretora de planejamento e criação da Carlota Comunicação, editora da Revista ClassCasa e do Anuário.

Os escritórios de arquitetura, decoração e design de interiores são organizados em ordem alfabética enquanto as lojas e showrooms estão organizadas em 12 áreas de atuação, como “Móveis, Estofados e Complementos”, “Iluminação”, “Móveis sob Medida, Marcenaria e Complementos”, “Piso, Revestimento, Pedra, Granito e Texturas”, “Produtos e Objetos para Banheiro”, “Objetos e Complementos”, entre outros.

O Anuário ClassCasa de Arquitetura e Decoração 2011-2012 tem patrocínio da Construtora Rio Ave, que terá portfólio exclusivo no catálogo com destaque para seus mais novos empreendimentos. A publicação estará à venda a partir de dezembro nas livrarias Cultura de todo o País.

2º Prêmio Top Class

Na noite de lançamento do Anuário também será divulgado o 2º Prêmio Top Class de Arquitetura e Decoração, o qual homenageia as melhores empresas e profissionais que integram o catálogo.

Os arquitetos, decoradores e designers de interiores serão avaliados por comissão julgadora composta por formadores de opinião e especialistas do setor. Para realizar a eleição, cada jurado receberá um catálogo de imagens, sem a identificação do autor do projeto. Ao final, os profissionais serão premiados em 16 categorias diferentes como “Melhor Projeto de Iluminação”, “Melhor Projeto realizado em Mostra de Decoração” e “Melhor Projeto com Inserção de Arte Popular”.

Já as lojas e showrooms serão julgadas pelos profissionais participantes do Anuário nas categorias “Inovação e Showroom” e “Melhor Relacionamento com o Arquiteto”. O 2º Prêmio Top Class e o Anuário ClassCasa serão divulgados em evento para 350 convidados, entre arquitetos, decoradores, empresários do setor e jornalistas. A solenidade está marcada para o dia 5 de dezembro, às 20h, na Di Branco Recepções, no bairro do Recife.

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Rua da Aurora é presenteada com Desfiles de Moda



De frente para o majestoso Rio Capibaribe, a Rua da Aurora é um dos cenários que refletem o mundo lírico do Recife, tendo ilustrado músicas, quadros, filmes e poesias. Sua importância na história da cidade congrega uma legião de fãs, que literalmente se instalam na mesma e seus arredores, tornando-a o point da galera da cena artística. E com tantos pensadores num mesmo lugar, não poderia ficar de fora a discussão sobre a sua conservação e também de suas águas, que tanto a embeleza.

Sob a idealização de Nestor Mádenes, com realização da S7YLING e Estúdio Amaro, o Aurora Eco Fashion 2011 chega como um manifesto para chamar a atenção à sustentabilidade e preservação arquitetônica de seus casarios históricos.

No dia 16 de novembro, às 19h, acontecerá o lançamento do evento no laboratório de Moda & Design da Faculdade Maurício de Nassau, com a abertura da Vitrine Nassau – Projeto Institucional que colocará em exposição peças dos designers convidados para os desfiles Aurora.

“A Moda reflete o comportamento de toda sociedade. Apresentar desfiles com o olhar atento às estas questões faz com que despertemos de uma maneira artística as reflexões não apenas para a nossa querida Aurora, mas para todo o ambiente que nos cerca”, comenta Nestor.

Programação:
10h - Abertura do Evento - Lounge Maurício de Nassau
10h30 - Desfile Ativistas da Moda - Sala 1 Obelisco
11h - Desfile Chama Camisetas - Sala 2 Pista de Skate
11h30 - Palestra Comida Sustentável - Chef Leandro Ricardo - Lounge Maurício de Nassau
12h00 - Almoço
14h00 - Desfile Anunciada - Sala 3 Pista de Cooper
14h30 - Desfile Patrícia Moura - Sala 4 Tortura Nunca Mais
15h00 - Desfile Manoel Ozi - Sala 5 Anfiteatro
15h30 - Palestra Consumo Sustentável - Ana Paula Miranda UFPE / Fundarpe - Lounge Maurício de Nassau
16h30 - Desfile 2Primas - Sala 6 Árvores
17h00 - Desfile Melk Z Da - Sala 7 Caranguejo
17h30 - Palestra REdesign - Mediadores : Leopoldo Nóbrega (Ativistas da Moda) e Cássio Bonfim (MinC) - Lounge Maurício de Nassau
18h30 - Pocket Shows DJs - Quadra
20h00 - Encerramento

Programação Paralela:

Abertura das Comemorações do “Dia do Capibaribe” – 24/11
Exposição “Celebs” de Renato Filho - 20/11, na Quadra
Exposição “Teatro La Mode” dos Alunos de Moda Faculdade Maurício de Nassau - 20/11, no Lounge
Praia da Aurora - Projeto “Quero Nadar no Capibaribe” – 20/11, na Área de Lazer
Concurso de Fotografia – “Um Olhar sobre a Aurora”– 20/11, os fotógrafos farão a cobertura do evento e cederão voluntariamente todo o material para a seleção das 12 melhores fotos para compor o Calendário 2013 do “AURORA ECO FASHION”.
Art Doc Making of - Aurora Filmes- 20/11, cobertura de todo evento.

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

agora eh MODA!


Nos dias 17 e 18 de novembro acontecerá no IFPE - Campus Recife o talk-show “agora eh MODA!” que tem como objetivo apresentar a realidade e os bastidores das profissões de moda bem como o mercado, para estudantes e jovens que pretendem ingressar na profissão.

Com organização e apresentação da jornalista e produtora de moda, Júlia Salgueiro, o evento pretende atingir um público de 240 pessoas por dia, não tens fins lucrativos além de ser beneficente. Para participar do evento o ingresso será 1 kg de alimento não perecível que será doado para o Abrigo Cristo Redentor.

Os assuntos serão debatidos no formato de talk-show ao vivo onde a mediadora, a jornalista Júlia Salgueiro, provocará reflexão e fará o link entre o público e o convidado com perguntas e questionamentos a respeito dos temas propostos. Durante os dois dias de evento serão sorteados kits de maquiagem da Yes! Cosmetics.

No último dia haverá o grande sorteio de um almoço para duas pessoas num dos mais fashions e badalados restaurantes da cidade, o IT Bistrô. Em paralelo ao evento, também vai acontecer no hall de entrada, uma exposição do fotógrafo de moda Jonathan Wolpert com fotografias inspiradas no movimento punk e na melancolia, com roupas do estilista pernambucano Melk Z-Da. Elas já estiveram expostas durante o último Coquetel Molotov e será uma ótima oportunidade para quem ainda não viu.

O evento é aberto para qualquer pessoa que tenha interesse no assunto. O pré-credenciamento para participantes pode ser feito através do formulário em http://bit.ly/sV6kYn. Isto vai facilitar a entrada no evento. Para credenciamento de imprensa e blogs, o formulário está disponível em: http://bit.ly/tB7B4t

Sobre Júlia Salgueiro:

Jornalista, publicitária, relações públicas e produtora de moda, Julia também comanda o blog ModaModaModa (www.modamodamoda.com.br) de onde tirou inspiração para o formato do projeto. Com experiência em eventos, tanto na cobertura quanto na organização, ela percebeu que era grande a busca de informação sobre o mundo da moda e imaginou uma forma de mostrar todo o lado curioso dos bastidores de uma forma divertida para um público ávido por conhecimento. “O talk-show ao vivo com pessoas do meio da moda falando sobre o dia a dia da profissão e com interação com o público é uma forma interessante de matar a curiosidade de muita gente e ampliar os horizontes sobre os diversos temas do mundo da moda”, explica Júlia.

Agora eh Moda!
Dias 17 e 18 de novembro de 2011
Auditório do IFPE
Avenida Prof. Luiz Freire, 500, Cidade Universitária – Recife/PE
Entrada: 1kg de alimento não perecível (por dia)
Blog: http://agoraehmoda.wordpress.com/
Twitter: @agora_eh_MODA | Tag: #agoraehMODA
Facebook: https://www.facebook.com/event.php?eid=176402765780161

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Cidade da Copa em Pernambuco ganha hotsite



Não será preciso esperar até 2014 para vivenciar a Cidade da Copa. O projeto da primeira smart city (cidade inteligente) da América Latina, que será desenvolvida no entorno da arena para a Copa como o maior legado do Mundial para o Brasil, já pode ser conhecido e compartilhado pelos internautas com um clique no www.odebrechtnacopa.com.br/cidadedacopa. O lançamento oficial do hotsite marca também o início da participação da Arena Pernambuco no ULI Live!, em Los Angeles (EUA). O evento é o principal encontro mundial do setor imobiliário que reunirá seis mil participantes até o próximo dia 28.

Desenvolvido em HTML5, o hotsite segue uma tendência mundial que possibilita a apresentação do conteúdo de forma mais dinâmica e oferece uma experiência visual diferenciada ao usuário. Além disso, esse formato garante a visualização em tablets, smartphones e qualquer aparelho web. E o internauta ainda terá versões em português e inglês, além de contar com três formas de navegação: no menu no topo da página, no menu lateral ou por scroll vertical, utilizando a barra do navegador ou o mouse. O material foi produzido pela Razorfish Brasil, que faz parte da maior agência digital global especialista em tecnologia. A empresa tem sede nos Estados Unidos, com filiais na Europa, Ásia e Brasil.

O conteúdo do hotsite apresenta o projeto pernambucano que vai além da construção do estádio de São Lourenço da Mata. A nova arena será apenas o ponto de partida para a criação de uma nova centralidade urbana na zona Oeste da região metropolitana do Recife. Em seu entorno, um complexo de 240 hectares (equivalente a 300 campos oficiais de futebol) será construído para atender a uma vocação integral, contemplando moradia, trabalho, estudo e lazer. Tudo em um único lugar. Concebida como smart city, a área será referência no uso de tecnologia avançada para a implantação e manutenção de sistemas de segurança pública, no gerenciamento de energia e na adoção de programas e serviços conectados.

A expectativa é que essa nova centralidade atue como alavancadora do desenvolvimento de toda a região, construindo o principal legado deixado pela Copa no país. Para isso, entre as ocupações previstas para o local estão um campus universitário, hotéis e centro de convenções, unidades comerciais e empresariais e áreas residenciais. No coração desse complexo, estará um grande centro de entretenimento, com shoppings, cinemas, teatros, bares e restaurantes, além do estádio da Copa e de uma arena indoor. Outro destaque do projeto é o aproveitamento dos recursos naturais, com grandes áreas verdes e a valorização das margens do Rio Capibaribe e de outros cursos d’água.

O Consórcio Arena Pernambuco é uma Sociedade de Propósito Específico (SPE) formada pelas empresas Odebrecht Participações e Investimentos (OPI) e Construtora Norberto Odebrecht do Brasil. Como gestora do empreendimento nos próximos 30 anos, a Concessionária assumiu o compromisso de desenvolver, além da arena multiuso que ocupará uma área aproximada de 50 ha, uma nova centralidade urbana na Região Metropolitana do Recife. O complexo de 240 ha está situado em São Lourenço da Mata, a 19 km do Marco Zero do Recife, a 25 km da Praça de Casa Forte, na zona Norte do Recife, e a 19 km do Aeroporto Internacional dos Guararapes (Recife).

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Arte Plural Galeria lança consórcio




A Arte Plural Galeria (APG) tem uma ótima novidade para os amantes de arte. O espaço abriu para o público a possibilidades de comprar obras diversas através de consórcio. Basta se associar ao Clube de Arte Plural para ter direito a esta forma exclusiva de pagamento e ainda participar de encontros mensais com os artistas das obras sorteadas, em um bate-papo intimista. A iniciativa permite, assim, a criação de um novo grupo de consumidores e apreciadores de trabalhos artísticos.

Para este primeiro momento, dez peças foram selecionadas. São telas, esculturas e fotografias de nomes locais e nacionais como Raul Córdula, Rinaldo Silva, Roberto Lúcio, Thina Cunha, Antônio Mendes, Luciana Carvalho e Yêda Bezerra de Mello. O pagamento das obras, avaliadas em R$ 2,5 mil, deve ser feito em parcelas no valor de R$ 250 durante dez meses.

Após a escolha da peça preferida, nos dez meses seguintes, é sorteado um trabalho por mês e entregue ao participante que a escolheu. No caso de duas ou mais pessoas selecionarem as mesmas obras, o sorteio será realizado na presença dos associados. Além disso, o participante ainda tem a opção de trocar a peça por outras do acervo da galeria.

O catálogo com os trabalhos selecionados para esse primeiro ciclo de consórcio pode ser visto na própria APG, na Rua da Moeda, ou requerido via e-mail (tereza@artepluralgaleria.com.br).

Serviço:
Arte Plural Galeria
Rua da Moeda, 140
Bairro do Recife / Recife-PE
(81) 3424.4431

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Particolare surge como uma nova opção que une arte e design na decoração

Foto: Gleyson Ramos

Para aqueles que curtem peças e objetos diferenciados e seguem a máxima que diz que a imagem de uma casa reflete o estilo dos proprietários, uma novidade: o mercado de decoração do Recife ganhou reforço com a abertura da loja Particolare, em Boa Viagem, no último dia 20. Sob a gestão dos empresários Eduardo e Marcio Nejaim e curadoria de sua mãe, a arquiteta Marcia Nejaim, a Particolare surge como a mais nova opção para os consumidores diretos, arquitetos e decoradores - no momento da finalização dos seus projetos de ambientação.

Com 200m², dividida em dois pavimentos, a nova loja oferece singularidade, exclusividade e sofisticação, através do fornecimento de objetos e tendências, de acordo com o olhar, o garimpo e o critério de Marcia Nejaim, uma das arquitetas mais renomadas de Pernambuco, com uma trajetória que soma 30 anos de profissão.

Fotos: Vinícius Lubambo


“A experiência adquirida ao longo dos anos me deu o olho clínico necessário para captar tendências, identificar as peças adequadas, selecionar as cores e as formas, além de entender a linguagem que existe nos objetos e usar esta habilidade na disposição das peças selecionadas, facilitando a escolha correta”, diz Marcia.

O acervo da Particolare já começa variado, aliando um mix de produtos singular e sofisticado. São peças de arte popular e de design, de diversas nacionalidades. O público que visitar a loja vai se encantar com produtos em madeira, resina, vidro, couro, cerâmica, acrílico e aço, além de almofadas, móveis de demolição, gravuras, serigrafias, fotografias e plantas definitivas.

Como destaques dessa gama de produtos estão as lindas almofadas de Ângela Massoni, feitas com acabamento delicado e material de primeiríssima qualidade, peças de madeira do Atelier Papegilla, da mineira Cynthia Gavião, como os passarinhos da série Enamorados e Solteirinhos, e objetos assinados pelo eco designer Pedro Petry, que há 25 anos utiliza a madeira como matéria-prima principal de suas criações. Um grande diferencial do novo espaço é a intervenção da própria Marcia nos objetos que ela transforma em obra de arte, norteando o processo criativo dos designers para que as peças finais tenham acabamento único.



Um outro destaque da Particolare é a disponibilização da linha de móveis Beach&Country da marca Artefacto, nos mesmos padrões das lojas de fábrica. São peças desenvolvidas com alta tecnologia e consciência ecológica para criar o estilo certo e o mais adequado para os momentos de descanso. “Somos um ponto de venda complementar do showroom da Artefacto. Trata-se de uma parceria inédita, pois a marca não é vendida em outras lojas”, salienta Eduardo Nejaim.

O projeto de arquitetura da Particolare, que leva a assinatura de Marcia Nejaim, foi baseado na premissa de criar um espaço amplo, que não interferisse no visual das peças, mas que encantasse o público logo na entrada. De acordo com ela, os produtos não estão dispostos como numa loja comum, eles fazem parte da decoração do próprio estabelecimento. “Tudo foi pensado, de forma que os clientes possam captar a ideia e aplicar em casa”.



Dentro do espaço, foi reservado um cantinho todo especial, para abrigar mostras de arte. “A ideia é convidar artistas plásticos e colegas arquitetos, periodicamente, para miniexposições com temas variados”, afirma a arquiteta. A primeira mostra com o tema “Imaginário Infantil” foi proposto por ela e começa junto com a inauguração da loja. São seis quadros de acrílica sobre tela, do pernambucano Antônio Mendes, com imagens representativas de brincadeiras e brinquedos infantis.

E para oferecer um maior conforto aos clientes durante as compras, foi criada uma área de convivência acolhedora e convidativa: o Café Gourmet, no qual eles podem provar as receitas testadas por Marcia. O ambiente foi todo equipado com produtos da famosa marca italiana Smeg, que alia tecnologia e design. Neste espaço, também poderão ser realizados pequenos eventos, unindo gastronomia, moda e decoração. “Pretendemos movimentar o mercado de arte, dentro de uma nova abordagem”, informa Marcia Nejaim.

Particolare
Av. Conselheiro Aguiar, 3350
Boa Viagem / Recife-PE
(81) 3032.3296

terça-feira, 13 de setembro de 2011

Jornalistas especializados conferem a Parada da Diversidade no Recife



O mercado LGBT movimenta R$ 150 bilhões por ano no Brasil e o público é conhecido por viajar uma média de quatro vezes ao ano. Pensando no filão, o Trade Turístico de Pernambuco se une para uma ação que vai estimular o retorno em mídia espontânea durante a realização da edição 2011 da Parada da Diversidade do Recife, que acontece no dia 18 de setembro, na orla de Boa Viagem.

A Empetur, o Recife Convention & Visitors Bureau e a Secretaria de Turismo do Recife convidaram o Jornal O Povo (CE), a revista Júnior, o site Mix Brasil e a Revista Via G, única especializada em turismo LGBT no Brasil, para acompanhar de perto o desfile. O grupo fica hospedado no Hotel Jangadeiro, em Boa Viagem, que é credenciado ao selo “Friendly LGBT. Pernambuco Simpatiza com Você”, do Recife CVB.



Os jornalistas desembarcam no Recife no dia 16 de setembro e ficam até o dia 19. Na programação, o melhor do roteiro LGBT e friendly do Recife e Olinda, a exemplo de festinhas da cena descolada, balada na boate Metrópole, city tour pelos pontos turísticos da capital pernambucana e do sítio histórico.

Durante a Parada da Diversidade, a Secretaria de Turismo de Pernambuco e a Secretaria de Turismo do Recife realizarão pesquisas de opinião quantitativas, visando avaliar a satisfação do público em relação à Parada, além de traçar o perfil dos frequentadores com perguntas sobre o local de origem, idade, grau de instrução e renda familiar. Além disso, serão indagados sobre a motivação para conferir a Parada da Diversidade, o tempo de permanência, o tipo de hospedagem e o meio de transporte utilizado.

Para melhor atender a esse público, a Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur) lançou o Guia GLS Pernambuco – Um estado de felicidade em parceria com o Recife Convention & Visitors Bureau (RCVB). O Guia GLS Pernambuco é dividido em dez seções - Destinos, Gastronomia, Compras, Bem-estar, Eventos, Baladas, Passeios, Endereços, Hotéis e Serviços – e cada uma delas conta com resumo e sugestões de estabelecimentos relacionados ao tema. Os locais contam ainda com selos de identificação para o turista saber se aquele determinado local é 100% gay, gay friendly (ambiente misto, onde gays são bem-vindos) ou straight friendly (ambiente gay, onde não-gays também são bem-vindos).

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

A exuberância da flora brasileira na coleção Ouriço Verão 2012


Fotos: Thiago Barros / Divulgação
A natureza, suas formas, cores e composições foram as inspirações para a nova coleção de beachwear da Ouriço. E para compor a tradução dessa atmosfera de estampas exclusivas, a equipe de produção da campanha pegou a estrada para o Litoral Sul de Pernambuco. A primeira parada foi Praia dos Carneiros, onde o fotógrafo Thiago Barros clicou a coleção masculina com o top Renato Menezes, que está embarcando para Sampa nos próximos meses. Téo Miranda assina o make & hair masculino.

No segundo dia de produção, a equipe da Leia Moda Mag Online partiu para Xaréu. A exuberância da praia com sua vegetação diversificada e cores rochosas é o cenário perfeito para a coleção feminina Verão 2012 da Ouriço. Para vestir as criações da estilista Sônia Forte, a top da EP Models Agency, Clara Pierrotti, recém-chegada da Argentina depois de fotografar para a Decollete em Buenos Aires. O make & hair feminino tem a assinatura de Jane Silva, também da EP Models.

A partir do dia 10, o público vai poder conferir a campanha em outdoors do Litoral Norte ao Sul de Pernambuco, e também na Paraíba. Depois, é a vez de condutores e passageiros da Região Metropolitana do Recife, de conferirem a nova coleção em Backbus circulando nas principais vias da cidade. E no dia 16, toda a coleção estará disponível no site da marca.

Com mais de 20 anos de mercado, a marca trabalha exclusivamente com revenda via consultoras. As peças Ouriço, além de serem desenvolvidas principalmente com estampas exclusivas, também têm foco para a moda casual feminina. Mais informações sobre revenda: (81)3433.1569

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Pernambuco conquista o público do Brazilian Day em Nova York



Os americanos se renderam à cultura pernambucana no Brazilian Day, realizado no último final de semana em Nova York. No último sábado, o Maestro Forró e a Orquestra Popular da Bomba do Hemetério fizeram um cortejo na tradicional “lavagem” do evento e depois se apresentaram no palco montado na Little Brazil. Ontem, foi o dia dos bonecos gigantes apresentarem toda a irreverência da cultura do Estado. O público foi ao delírio com os bonecos de Michael Jackson, Luiz Gonzaga, Pelé e Serginho Groisman. Esta foi a primeira vez que Pernambuco participou do Brazilian Day, principal e maior evento brasileiro fora do país.

Além das performances artísticas, o público teve a oportunidade de conhecer os atrativos turísticos de Pernambuco no estande montado no evento. No espaço, foram distribuídas folheteria e sombrinhas de frevo. Também foi realizado um sorteio para conhecer o Arquipélago de Fernando de Noronha.

Para o secretário de Turismo de Pernambuco, Alberto Feitosa, a participação do Estado no Brazilian Day superou as expectativas. “Foi muito gratificante perceber o interesse dos americanos pelo nosso Estado e sentir a emoção dos brasileiros que prestigiaram o evento. Pernambuco foi exposto na vitrine. Agora, é esperar pelos resultados que tenho certeza que serão bastante positivos”, declarou o secretário.

As ações do Estado no Brazilian Day foram uma realização da Secretaria de Turismo de Pernambuco, através da Empetur, com apoio da Prefeitura do Recife e companhia aérea American Airlines.

Após o Brazilian Day, os americanos terão oportunidade de conhecer também a gastronomia pernambucana. Entre os dias 07 e 10 de setembro, acontecerá o Taste of Recife. O festival gastronômico, que acontecerá no Restaurante Alfama, terá o cardápio assinado por Thiago Freitas. O jovem chefe de cozinha apresentará a tradicional culinária pernambucana com elementos que dialogam fluentemente com o mundo. Os pratos escolhidos mostrarão a peculiaridade e a diversidade da gastronomia do Estado, mas eles serão trazidos para o universo contemporâneo repaginados pelas mãos do chefe.

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Rua da Hora, Expressivo Polo Gastronômico do Recife


Camarão Camarada - Camarão ao Fondue (Divulgação)

Chiwake - Pescado Tropical (Foto: Beto Figueroa)

Entre Amigos, Bode - Bode Molho Vinho (Divulgação)

Entre outros aspectos que caracterizam o Recife, como uma cidade de expressão multicultural, a gastronomia também apresenta um peso preponderante. Além das delícias da culinária nordestina, por aqui é possível saborear receitas das cozinhas dos mais diversos países, indo do clássico ao contemporâneo. Tamanha abrangência confere à cidade, o título de terceiro polo gastronômico do Brasil, com cerca de 10 mil estabelecimentos, perdendo apenas para São Paulo e Rio de Janeiro, segundo dados da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel).

Essa abrangência, representada em maior peso pelo Bairro de Boa Viagem, na Zona Sul da cidade, que há muitos anos conta com uma grande quantidade de casas em diversas especialidades (bares, restaurantes e clubes noturnos), vem conquistando espaço, também, na Zona Norte do Recife. Podemos perceber, ainda, que muitos restaurantes de Boa Viagem abriram filiais em bairros da parte norte: Graças, Espinheiro, Parnamirim, Casa Forte e áreas próximas.

O Espinheiro, hoje, um bairro residencial, de classe média alta, oferece várias opções de comércio, bares e restaurantes. Um trecho da região, em particular, chama a atenção: a Rua da Hora, que em seu um quilômetro de extensão, concentra 13 estabelecimentos de várias especialidades, sem contar com as opções de self-service no horário de almoço: Amarelo Manga e Sinhá Joana. Passear pela rua pode causar certa indecisão. São tantas opções deliciosas, difícil escolher...

Logo no começinho da Rua da Hora, encontra-se o Bar Empório Sertanejo, seguido da Pizzaria Palermo e o Kyoto (Cozinha Chinesa). Mais à frente, chegamos ao Zen, famoso restaurante japonês da cidade, que oferece mais de cinquenta opções entre sushis, temakis e pratos quentes como guioza, teppan yaki (arroz, frango e legumes na chapa) e pastel de camarão. Para melhor atender os clientes, que chegam a formar fila na porta, o restaurante inaugurou uma nova unidade (exatamente em frente à primeira), em junho do ano passado.

Villa - Linguine Crevette (Foto: Breno Rocha)

Zen - Uramaki Philadélphia (Foto: Leonardo Felipe)

Quase ao lado da nova unidade do Zen, está o aconchegante Villa, inaugurado há quatro anos, sob o comando do chef Joca Pontes e do empresário Luciano Longman. Ambientado em uma casa de estilo clássico dos anos 1940, o Villa oferece um cardápio enxuto, com o conceito de cozinha de bistrô. “Na época, ainda não existiam todos estes restaurantes, e vislumbramos a possibilidade de abrir o Villa, devido a uma posição mais centralizada entre a Zona Norte e a Zona Sul do Recife, além da proximidade do Centro e da mais importante via da cidade, a Avenida Agamenon Magalhães. É muito bom para a cidade ter uma rua com tantos empreendimentos de qualidade, tornando-se uma referência sempre lembrada pelos clientes”, destaca Joca Pontes. Ao lado do Villa, nos deparamos com o Botequim da Hora (Restaurante e Petiscaria).

Seguindo em frente, ao cruzar as ruas Santo Elias e José L. de S. Barros, chegamos ao Entre Amigos – O Bode, inaugurado em 2003. O estabelecimento é uma filial da casa, que existe, desde 1994, em Boa Viagem. De lá para cá, o restaurante construiu sua fama sobre pratos feitos com carne de caprino, mas é na diversidade do cardápio que muitos se sentem atraídos. Além da especialidade, oferece várias opções de pratos à base de frutos do mar, carnes nobres, como filé, picanha e maminha, aves e uma variedade de petiscos. Ao lado do Entre Amigos, a Pizzaria Famiglia Lucco disponibiliza deliciosas opções de massa, filés, frangos e peixes.

Em frente ao Entre Amigos, está o Café Porteno (comidinhas saborosas com um toque gastronômico e o charme da Argentina), seguido do Subway (13ª unidade da rede no Estado, aberta no início de março) e do Bar Bodega da Gente. Ao lado está o Chiwake. Do ambiente decorado exclusivamente com peças peruanas até a variedade de opções no cardápio, do tradicional ao contemporâneo, o Chiwake proporciona uma verdadeira viagem ao Peru. Além da genuína culinária dos Andes, oferece ainda a maravilhosa fusão da rigorosa cozinha japonesa com a picante fantasia da cozinha peruana, a culinária Nikkei - uma das mais afortunadas expressões da mestiçagem cultural peruana produzida nos últimos anos.

Quase ao final da rua, do lado esquerdo, está o Camarão Camarada. A casa especializada em camarões possui mais de 50 opções de pratos. O cardápio é o mesmo da casa de Boa Viagem, elaborado pelo chef François Schmitt. A nova unidade tem capacidade para 200 pessoas em dois ambientes, um climatizado e outro ao ar-livre, além de uma área para crianças. O crustáceo utilizado é tipo exportação, produzido na fazenda do grupo, no Piauí. Segundo o gerente, Cristiano Sérgio, é importante oferecer uma diversidade de opções nesta região, “que solidificou a Rua da Hora, como um dos polos de gastronomia mais importantes do Recife, depois de Boa Viagem, tradicional bairro turístico da cidade.”

Serviço:
Empório Sertanejo: (81) 3083.2739
Pizzaria Palermo: (81) 3241.7860
Kyoto: (81) 3427.3100
Sinhá Joana: (81) 3242.3145
Amarelo Manga: (81) 3426.5751
Zen: (81) 3427.3377
Villa: (81) 3241.2769
Botequim da Hora: (81) 3241.4301
Entre Amigos – O Bode: (81) 3312.1000
Famiglia Lucco: (81) 3223.6059
Camarão Camarada: (81) 3034.0827
Café Porteño: (81) 3077.3006
Subway: (81) 3223.1529
Bodega de Gente: (81) 3221.6938
Chiwake: (81) 3221.1606 / 3423.1529