Encontro Marcado, com os escritores Paulo Mendes Campos, Otto Lara Rezende, Hélio Peregrino e Fernando Sabino, na Praça da Liberdade, em Belo Horizonte (MG) |
Portal do Sertão, homenagem a João Guimarães Rosa, em Cordisburgo (MG) |
Carlos Drummond de Andrade, calçadão da Praia de Copacabana (RJ) |
Leo Santana - Foto: Daniel Mansur |
A figura humana e a representação da diversidade de raças e de cores que formam o povo brasileiro são uma constante no trabalho do artista mineiro Leo Santana. Suas esculturas encontraram no bronze um material que oferece fidelidade à forma e resistência na beleza do que, diante dele, no seu longo processo, a figura se transforma. As criações vêm pontuando e integrando a paisagem urbana brasileira, em homenagens a personalidades importantes de nossa cultura.
Leo Santana é graduado em Publicidade e Propaganda e Desenho Industrial. Desde 1989, dedica-se com exclusividade às artes plásticas. Reconhecido em todo o Brasil e no exterior, especialmente por suas esculturas em bronze, como a de Carlos Drummond de Andrade, instalada no calçadão de Copacabana, que hoje já é o segundo monumento público mais visitado do Rio de Janeiro. Atualmente, divide o seu tempo e a sua arte em dois ateliês: São Sebastião das Águas Claras, Macacos (MG) e Olinda (PE). Em Olinda, Leo Santana pode realizar o antigo sonho de trabalhar vendo o mar, além de encontrar novas possibilidades para o exercício do desenho e da pintura.
www.leosantana.art.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário