Ponte Maurício de Nassau |
Ponte Buarque de Macedo |
Fachada do Museu do Estado de Pernambuco |
O projeto ‘Conheça o Recife’ percorreu no último sábado (06.08) um roteiro especial que contemplou as pontes da cidade e uma visita ao Museu do Estado de Pernambuco. A ação de sensibilização turística, que é voltada para a população, dessa vez contou com a participação de um grupo de três holandeses. Os turistas ficaram encantados em descobrir a influência da Holanda na capital pernambucana, que ainda preserva obras da época em que a cidade viveu o domínio holandês com governo de Maurício de Nassau.
Marjo Verstoppen e Beatrice van der Burg-Welter foram conferir o roteiro acompanhadas de Ben Kruger, um holandês aposentado que escolheu viver no Brasil. “Fiquei muito interessada pelas pinturas e mobiliário expostos no Museu do Estado. Também gostei de ver peças da influência holandesa e tirei muitas fotos das pontes”, comentou Marjo. Mesmo sem falar uma palavra em português, Marjo foi tocada pelo cenário recifense. “Esta é a minha primeira grande viagem e primeira vez fora da Europa. É o meu segundo dia no Recife e no Brasil”, completou ela que veio passar três semanas na cidade.
A administradora Daniele Assis também participou do roteiro. “É o meu primeiro passeio no Conheça o Recife. Vim pela indicação de amigos. Apesar de já conhecer o museu, gostei de ver obras novas e agora também já sei nomes de pontes, que antes não gravava na memória”, afirma.
Entre as pontes que o grupo conheceu estão a Buarque de Macedo, uma das mais compridas; a Maurício de Nassau, instalada onde foi a primeira ponte do Brasil construída por Maurício de Nassau, em 1644; a Giratória, que ainda guarda os três eixos que a faziam girar; a Boa Vista, que lembra trilhos de trem, no formato retilínea, e traz a tradição comercial de um passado em que havia lojinhas na beira da ponte, no século 19. No Museu do Estado, houve a visita à casa do antigo Barão de Beberibe.
O ‘Conheça o Recife’ acontece semanalmente, aos sábados, com saída da Praça do Arsenal da Marinha, no Bairro do Recife. O próximo roteiro será uma caminhada pela Rua da Aurora. O número de participantes é limitado com inscrições prévias pelo telefone (81) 3355.8847.
Nenhum comentário:
Postar um comentário