sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Réveillon Up Party Recife


Visual do primeiro amanhecer de 2012 by Up Party. Vai perder?

Estrutura da Up em fase de montagem.

Os amantes da e-music do Recife já têm um endereço certo para comemorar a passagem do ano: o espaço Catamarã, no Bairro de São José, à beira do Rio Capibaribe, sediará pela terceira vez no réveillon, mais uma edição da Up Party, festa itinerante de música eletrônica. Serão 10 horas de festa, comandada por cinco DJs de alto nível no cenário musical eletrônico: Antônio Amorim, Gibah, Magno, Carlos Wait e Rafael Barreto.

O espaço contará com iluminação cênica, recursos de última geração no dancing e um telão de led de alta definição, pelo qual o público presente poderá acompanhar a virada do ano, paralelo à queima de fogos. Para este ano, a temática da festa é inspirada na Península de Yucatã com a antiga civilização Maia, povo arrojado que esbanjava cultura, com muitas mandalas e mistérios.

Para os místicos, mais uma vez o Réveillon Up traz a tenda mística com uma mãe de santo fazendo previsões para 2012 e orientando quais os caminhos devem ser tomados neste novo ano. A infraestrutura da festa conta com segurança, estacionamento para mais de 100 carros, banheiros limpos a cada 30 minutos e bar com atendimento de qualidade, aceitando cartão de crédito e débito, tanto para as bebidas como para a entrada. Junto com os primeiros raios de sol de 2012, o público poderá desfrutar de um delicioso café da manhã regional, totalmente grátis.

Os ingressos do Réveillon Up Party estão à venda nas lojas Chilli Beans do Shopping Recife (81 3465.0799), Shopping Tacaruna (81 3221.8318) e na Layer (81 3034.2027) no valor de R$ 80,00 (terceiro lote). Na hora, custará R$ 100,00. Maiores informações: 81 9823 6606.

quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Papai Noel Existe


Como surgiu essa lenda do Papai Noel que, para alguns, é mero símbolo de consumo e se afasta do significado religioso do Natal? O fato é que o personagem tem tudo a ver com o cristianismo: Papai Noel é a forma carinhosa como ficou conhecido Nicolau Taumaturgo, que depois de canonizado pela Igreja Católica virou o São Nicolau. Sua história é realmente bonita e remete a um exemplo de extremo amor não só às crianças, mas a todos os necessitados de ajuda e atenção.

Nicolau nasceu na cidade de Pátara no século IV, região onde hoje está a Turquia, terra de invernos muito duros. Com a morte dos seus pais, ele herdou uma grande fortuna, que começou a distribuir entre os pobres, de forma anônima. Toda vez que sabia da necessidade de alguém, jogava pela chaminé da casa onde aquela pessoa morava um saquinho com moedas de ouro.

Mas, gostava de ajudar de todas as formas: socorria afogados e enfermos. Ajudava crianças, adolescentes e mulheres. Um dia, em sua cidade, descobriram que era ele quem jogava os saquinhos com as moedas de ouro na casa das pessoas. Por isso, ele resolveu se isolar. Não querendo mais morar na cidade onde foi reconhecido, estabeleceu-se em outra cidade, Mira, como um pobre.

Mas, sua dedicação extremada à igreja e à oração foi logo comemorada pela comunidade religiosa. Com o tempo, tornou-se bispo de Mira e passou a dedicar sua vida aos outros. Tornou-se um verdadeiro pai dos órfãos e pobres, defensor dos oprimidos. Era humilde, pacífico, se vestia mais simplesmente possível. Comia o estritamente necessário e ainda só uma vez por dia, à noite.


Depois que ele morreu, muitos passaram a rezar e pedir-lhe bênçãos. Há registros de muitos milagres e seu dia, na igreja, é comemorado em 6 de dezembro – data da sua morte. Muitas também são as histórias sobre supostas aparições suas. A mais famosa delas foi no Natal de 1583, na Espanha. Por isso, o codinome Papai Natal – ou Noel (natal em francês) – o pai que aparece no Natal.

Ele hoje é o santo padroeiro da Rússia, da Grécia e da Noruega. Patrono dos coroinhas na Armênia. Em honra a São Nicolau, padroeiro dos estudantes, realizam-se em Guimarães (Portugal) as Festas Nicolinas, uma das mais antigas celebrações acadêmicas do Mundo.

Em 1822, o professor de literatura grega Clement Clarke Moore, de Nova Iorque, fez um conto para seus filhos, intitulado “Uma visita de São Nicolau”. Descrevia-o como um velho risonho, rechonchudo e barbudo, que viajava num trenó puxado por renas voadoras e entrava nas casas pela chaminé, levando presentes na véspera do Natal para crianças. O poema tornou-se famoso, contado por pais aos seus filhos naquele dia.

Em 1886, o cartunista Thomas Nast foi convocado pela revista Harper’s Weeklys, em sua edição especial de Natal, a criar a imagem do Papai Noel para o conto que já tinha se tornado popular. Daí surgiu a imagem que hoje se conhece.

Em 1931, a Coca-Cola realizou uma grande campanha publicitária realçando nas roupas dele o vermelho e o branco, as mesmas do seu rótulo. A campanha, destinada a promover o consumo de Coca-Cola no inverno (período em que as vendas da bebida eram baixas na época), fez um enorme sucesso e a nova imagem de Papai Noel espalhou-se rapidamente pelo mundo. Assim, a Coca-Cola contribuiu para difundir e padronizar a imagem atual, mas não é responsável por tê-la criado.


Na versão americana, Papai Noel – chamado por lá de Santa Claus – mora junto com Mamãe Noel e a equipe de duendes em sua casa no Polo Norte. Na versão britânica, frequentemente se diz que ele reside nas montanhas da Lapônia, Finlândia, na cidade de Rovaniemi. Lá, de fato, existe o “escritório do Papai Noel” que se tornou uma atração turística do local. Criou-se inclusive um endereço oficial como a residência do Papai Noel: Santa Claus, FIN-96930, Arctic Circle, Rovaniemi - Finlândia (http://www.santaclausoffice.fi/). Em função disso, a colônia finlandesa de Penedo, no Rio de Janeiro, se auto-declarou como a “residência de verão” do Papai Noel.

As renas do Papai Noel são muito comemoradas e a mais famosa delas é Rodolfo, que teria entrado na equipe por ter um nariz vermelho e brilhante, que ajuda a guiar as outras nas tempestades. Essa lenda está retratada no filme Rudolph, a Rena do Nariz Vermelho (1960 e 1998). Os nomes das outras renas são: Corredora, Dançarina, Empinadora, Raposa, Cometa, Cupido, Trovão e Relâmpago.


Uma Visita de São Nicolau

“Era a noite antes de Natal. Nas casas não havia uma criatura se mexendo, nem mesmo um rato. As meias estavam penduradas pela chaminé com cuidado na espera da visita de São Nicolau. Então, no gramado surgiu um ruído. Eu pulei da cama para ver o que era. A neve caía em meio à lua. E vi: era um trenó de renas, com um motorista. Eu sabia: aquele era São Nicolau. Ele assoviou e chamou cada rena pelo nome: Rodolfo, Corredora, Dançarina, Empinadora, Raposa, Cometa, Cupido, Trovão e Relâmpago. O trenó estava no telhado, cheio de brinquedos. De repente, Nicolau desceu pela chaminé com um salto.

As roupas dele estavam manchadas com cinzas e fuligem. Seus olhos brilhavam. Seu sorriso alegre fazia covinhas nas bochechas. Seu nariz era rosado como uma cereja. Sua barba era branca como a neve. Tinha um rosto largo e uma redonda barriga, que tremia como geleia quando ele ria. Ele era gordinho, roliço, e tinha junto a si um velho e alegre duende. Ao vê-lo, eu não tive nenhum medo. Fiquei olhando, ele calado, enchendo as meias com presentes, até terminar seu trabalho. Foi quando subiu a chaminé. No telhado, pulou de volta no trenó, deu um apito, e todas suas renas voaram rumo ao céu estrelado, saindo a desejar, com um aceno e um grande sorriso: ‘Feliz Natal para todos!!!’”


terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Leo Santana em Foco

Encontro Marcado, com os escritores Paulo Mendes Campos,
Otto Lara Rezende, Hélio Peregrino e Fernando Sabino, na
Praça da Liberdade, em Belo Horizonte (MG)

Portal do Sertão, homenagem a João Guimarães Rosa, em
Cordisburgo (MG)

Carlos Drummond de Andrade, calçadão da Praia de
Copacabana (RJ)

Leo Santana - Foto: Daniel Mansur

A figura humana e a representação da diversidade de raças e de cores que formam o povo brasileiro são uma constante no trabalho do artista mineiro Leo Santana. Suas esculturas encontraram no bronze um material que oferece fidelidade à forma e resistência na beleza do que, diante dele, no seu longo processo, a figura se transforma. As criações vêm pontuando e integrando a paisagem urbana brasileira, em homenagens a personalidades importantes de nossa cultura.

Leo Santana é graduado em Publicidade e Propaganda e Desenho Industrial. Desde 1989, dedica-se com exclusividade às artes plásticas. Reconhecido em todo o Brasil e no exterior, especialmente por suas esculturas em bronze, como a de Carlos Drummond de Andrade, instalada no calçadão de Copacabana, que hoje já é o segundo monumento público mais visitado do Rio de Janeiro. Atualmente, divide o seu tempo e a sua arte em dois ateliês: São Sebastião das Águas Claras, Macacos (MG) e Olinda (PE). Em Olinda, Leo Santana pode realizar o antigo sonho de trabalhar vendo o mar, além de encontrar novas possibilidades para o exercício do desenho e da pintura.

www.leosantana.art.br

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Encontro de Blocos antecipa o carnaval em janeiro

Foto: Rodrigo Pires

Wellington Dantas

Wellington Dantas

Wellington Dantas

Idealizado pelo cantor Claudionor Germano e desenvolvido em parceria com o produtor Pedro Castro desde novembro de 2011, com patrocínio das Secretarias de Turismo da Prefeitura do Recife e do Governo do Estado de Pernambuco, o Projeto Alegres Bandos – Encontro de Blocos vem reverenciando 13 blocos líricos carnavalescos, dando-lhes a oportunidade de destaque para além do carnaval.

A cada encontro, um dos 13 blocos é homenageado com repertório próprio, flabelo e integrantes devidamente fantasiados, além de contar com a presença dos outros blocos participantes. Já participaram: Bloco Carnavalesco Misto Pierrot de São José (Recife), Bloco Flor da Lira de Olinda (Olinda), Bloco Lírico Com Você No Coração (Recife), Bloco Lírico Eu Quero Mais (Olinda), Trupe Lírico-Musical Um Bloco Em Poesia (Recife), Bloco Flor do Eucalipto (Moreno), Bloco Carnavalesco Lírico Cordas e Retalhos (Recife), Bloco O Bonde (Recife), Bloco da Saudade (Recife), Bloco das Ilusões (Recife), Bloco Carnavalesco Amante das Flores (Camaragibe), Bloco Banhistas do Pina (Recife) e Bloco Batutas de São José (Recife).

Atraindo centenas de pessoas de todas as idades, a primeira etapa do Projeto Alegres Bandos – Encontro de Blocos acontecerá até o próximo sábado (17 de dezembro), das 16h30 às 19h, na Praça do Arsenal, no Bairro do Recife, com a participação do Coral Edgard Moraes e da Orquestra do Maestro Beto do Bandolim. Em sua segunda etapa, em janeiro de 2012, sempre aos sábados, o projeto continua na Praça do Arsenal, com os dois últimos encontros em fevereiro, no Parque Dona Lindu, em Boa Viagem. A entrada é sempre franca. Maiores informações: 3421 8456 / 3423 3186.

Projeto Alegres Bandos – Encontro de Blocos: 2ª etapa (janeiro 2012, aos sábados, na Praça do Arsenal – Bairro do Recife, das 16h30 às 19h, grátis). Participação da Orquestra do Maestro Beto do Bandolim

Dia 07/01/2012 - Bloco O Bonde (Recife)
Dia 14/01/2012 - Bloco da Saudade (Recife)
Dia 21/01/2012 - Bloco das Ilusões (Recife)
Dia 28/01/2012 - Bloco Carnavalesco Amante das Flores (Camaragibe)

Fevereiro 2012 (sábados, no Parque Dona Lindu, das 16h30 às 19h, grátis). Participação da Orquestra do Maestro Beto do Bandolim

Dia 04/02/2012 - Bloco Banhistas do Pina (Recife)
Dia 11/02/2012 - Bloco Batutas de São José (Recife)

Das passarelas para sua casa




A Italica Casa, loja de móveis e acessórios de luxo, acaba de lançar coleção exclusiva assinada pelo estilista pernambucano Melk Z-da. Melk desenvolveu uma linha de tecidos para decoração especialmente para o novo showroom da loja. A coleção foi desenvolvida em parceria com a Estúdio Zero e faz referência a elementos tropicais como o caju e flores. “A coleção mistura as tendências da moda com a leitura da própria Italica. As estampas vêm em cores vibrantes como amarelo e azul turquesa. Sempre buscamos fazer esse link entre moda e decoração”, explica Isabela Coutinho que comanda a loja ao lado da irmã, Carla Cavalcanti.

Os tecidos são perfeitos para forrar estofados, dando toque original e arrojado by Melk Z-da a poltronas e sofás. A linha já é a segunda desenvolvida pelo estilista para a Italica Casa. A loja também trabalha com marcas como Kartell, Alle, XO, Tom Dixon, Moooi, Slide, Cooltoys, Casamania, Estúdio Bola, além de peças by Guto Índio da Costa, Guilherme Torres, Silvio Romero e Aristeu Pires.

Serviço:

Italica Casa
Rua Antônio Figueiredo, 96
Boa Viagem / Recife-PE
(81) 3465.3576
http://www.italicacasa.com.br/

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Arquitetos e lojas de decoração de Pernambuco são homenageados


Os melhores arquitetos, decoradores, designers de interiores e lojas de decoração de Pernambuco serão eleitos em premiação exclusiva, no dia 5 de dezembro, na Di Branco Recepções. A segunda edição do Prêmio TopClass de Arquitetura e Decoração homenageará os profissionais em 16 categorias diferentes. Na ocasião, também será lançado o Anuário ClassCasa de Arquitetura e Decoração 2011-2012, que reúne os melhores arquitetos, designers e estabelecimentos do setor, tornando-se o catálogo mais abrangente da área.

Esta é a terceira edição da publicação exclusiva, que destaca o trabalho de 86 profissionais, dentre eles 36 escritórios de arquitetura, decoração e design de interiores, e 33 lojas do segmento de arquitetura e decoração, representando um aumento de 40% em relação ao catálogo anterior. Com inspiração barroca, em preto, branco e prata, o projeto gráfico em 340 páginas, traz sofisticação ao produto e encadernação de luxo, valorizando o conteúdo.

O Anuário trará mais de 800 imagens inéditas, produzidas especialmente para a edição, e será dividido em duas seções: “Escritórios de Arquitetura, Decoração e Iluminação”, e Lojas e Showrooms. “O Anuário ClassCasa reafirma seu conceito de guia de consumo premium para o mercado de arquitetura, decoração e design”, afirma Carla Guerra, diretora de planejamento e criação da Carlota Comunicação, editora da Revista ClassCasa e do Anuário.

Os escritórios de arquitetura, decoração e design de interiores são organizados em ordem alfabética enquanto as lojas e showrooms estão organizadas em 12 áreas de atuação, como “Móveis, Estofados e Complementos”, “Iluminação”, “Móveis sob Medida, Marcenaria e Complementos”, “Piso, Revestimento, Pedra, Granito e Texturas”, “Produtos e Objetos para Banheiro”, “Objetos e Complementos”, entre outros.

O Anuário ClassCasa de Arquitetura e Decoração 2011-2012 tem patrocínio da Construtora Rio Ave, que terá portfólio exclusivo no catálogo com destaque para seus mais novos empreendimentos. A publicação estará à venda a partir de dezembro nas livrarias Cultura de todo o País.

2º Prêmio Top Class

Na noite de lançamento do Anuário também será divulgado o 2º Prêmio Top Class de Arquitetura e Decoração, o qual homenageia as melhores empresas e profissionais que integram o catálogo.

Os arquitetos, decoradores e designers de interiores serão avaliados por comissão julgadora composta por formadores de opinião e especialistas do setor. Para realizar a eleição, cada jurado receberá um catálogo de imagens, sem a identificação do autor do projeto. Ao final, os profissionais serão premiados em 16 categorias diferentes como “Melhor Projeto de Iluminação”, “Melhor Projeto realizado em Mostra de Decoração” e “Melhor Projeto com Inserção de Arte Popular”.

Já as lojas e showrooms serão julgadas pelos profissionais participantes do Anuário nas categorias “Inovação e Showroom” e “Melhor Relacionamento com o Arquiteto”. O 2º Prêmio Top Class e o Anuário ClassCasa serão divulgados em evento para 350 convidados, entre arquitetos, decoradores, empresários do setor e jornalistas. A solenidade está marcada para o dia 5 de dezembro, às 20h, na Di Branco Recepções, no bairro do Recife.