Quanto mais temos, mais queremos. Isso porque os bens materiais, por si sós, não satisfazem nossas necessidades mais profundas. Então vamos nos iludindo, achando que precisamos fazer algo espetacular a cada dia para sermos aceitos e aprovados pela sociedade. Há quanto tempo você não se encanta com as pequenas coisas que acontecem? Como olhar para o Sol e se deleitar com a luz que ele irradia e que esquenta nosso planeta. Ou observar a Lua e as estrelas. A comunhão com a natureza alimenta a alma, traz leveza ao coração. Simples assim.
Em todos os aspectos da vida, manter uma atitude de simplicidade e naturalidade é o caminho para ser mais feliz. Também cultive a humildade e liberte-se de qualquer expectativa que você possa ter com relação às pessoas. Abra mão do apego em excesso aos bens materiais e às pessoas que você ama. Contente-se com o que a vida der a você, aceite cada momento como ele se apresenta.
A vida é um dom que o universo nos deu e deve ser tratada como um pássaro leve e solto. Aproveite que neste momento você também está voando e comece o treino da simplicidade. Procure alongar bem a coluna vertebral, apoiar confortavelmente as solas dos pés no chão, inspirar profundamente e trazer sua atenção para o aqui e o agora.
Para isso, basta fazer alguns ciclos profundos de respiração consciente. Alongue a inspiração e a expiração. E perceba que, após alguns minutos, o corpo começa a relaxar e a mente vai se aquietando. Agora, tenha uma atitude de gratidão. Agradeça pela oportunidade de estar vivo, por sua família, pelos seus amigos, pelo seu lar e por todas as suas possibilidades de ser feliz. Agradeça pela vida!
O aquietamento e a prática da meditação nos ajudam na evolução rumo à simplicidade. Tente todo dia cultivar a quietude por alguns minutos e, ao longo de todas as horas, procure vivenciar realmente o presente. É simples assim: a simplicidade nos ajuda a viver mais e melhor!
Por Márcia de Luca. Texto publicado na Revista Gol (edição 123 – junho de 2012)
Nenhum comentário:
Postar um comentário