Como sempre acontece na história da humanidade, o advento de uma nova tecnologia provoca um grande impacto social principalmente quando o uso da mesma é feito de forma massiva, trazendo uma série de mudanças no comportamento das pessoas.
A função principal das tecnologias é ajudar na resolução de problemas e tarefas cotidianas proporcionando melhorias e comodidades para os seres humanos.
Para exemplificar esta afirmação, é só imaginar como era a vida antes do surgimento dos meios de transporte e comunicação. As benesses que o automóvel, o avião, o telefone e a televisão trouxeram são imensuráveis.
Sendo assim, na virada do século XX para o XXI, o homem assistiu à chegada e à disseminação da internet, que tem provocado sérias rupturas no modo de produzir e consumir a informação.
Tudo tem mudado e mudará ainda mais e de forma cada vez mais rápida, sempre tendo a rede mundial de computadores como elemento norteador dos processos.
Internet
A internet é responsável pela maneira como as pessoas se relacionam e se comunicam umas com as outras. Basta observar os milhões de usuários das redes sociais e smartphones.
Devido a essas facilidades, pode-se comprovar que as pessoas estão escrevendo e lendo mais, além de terem acesso a um mundo infinito de conhecimento, de forma simples, rápida e gratuita. Isso é formidável!
Toda essa mudança democratizou a comunicação, que agora não está exclusivamente sob o poder dos grandes conglomerados de mídia. Ela pode ser transmitida por qualquer pessoa, de maneira ágil, sem censura e filtros, desde que haja acesso à internet.
A rede mundial de computadores tem facilitado bastante o cotidiano. Através da mesma, é possível interagir com outras pessoas, trabalhar, estudar, comprar, entre outras infinitas possibilidade de ações sequer imaginadas.
A internet é responsável pela maneira como as pessoas se relacionam e se comunicam umas com as outras. Basta observar os milhões de usuários das redes sociais e smartphones.
IoT
Como exemplo do que nunca se pensou antes estão as chamadas casas inteligentes, que possuem sensores conectados à internet, através dos quais é permitido controlar as luzes dos ambientes e os aparelhos eletroeletrônicos.
Também há a Internet das Coisas (IoT), como uma geladeira que informa à dona de casa, por meio de SMS, quais os alimentos precisam ser reabastecidos, ou uma SmartTV, que através do acesso à internet, pode ser utilizada para várias finalidades do que simplesmente assistir à programação da televisão.
Visão de Futuro
Atualmente, muitos serviços dependem da tecnologia e da internet para o pleno funcionamento, como bancos, máquinas de cartão de crédito, empresas públicas e privadas, sendo ferramentas insubstituíveis.
A vida em sociedade alterou-se bastante em poucos anos, porém devido a este avanço quase que instantâneo se comparado com as descobertas dos séculos passados, como a revolução industrial, verifica-se que é difícil prever como será a vida da sociedade no futuro.
A tecnologia não chegou ao seu máximo e nem é possível saber com exatidão o que virá pela frente. Porém se faz necessário e urgente estar sempre preparado para as mudanças já previstas.
Uso Moderado
Porém, como tudo na vida tem dois lados, o positivo e o negativo, muito são aqueles que erram na dose e ao invés de saber aproveitar o lado bom que a tecnologia, a internet e a redes sociais têm a oferecer, perdem muito tempo acessando conteúdo pífio, que não acrescenta nada de positivo, bem como produzindo e disseminando notícias falsas e maliciosas.
Também há pessoas que passam muitas horas conectadas no mundo virtual e acabam se isolando do convívio social. É necessário saber usar as tecnologias e a internet com moderação.
________________________________________________________________
Texto escrito para o Curso Eu Sou Digital
FICR - Faculdade Imaculada Conceição do Recife
Equipe: Bruno Souto Maior, Bruno Pessoa, Juliane Coutinho, Diago Coutinho, Luciene Santos e Ivandro Barbosa
Nenhum comentário:
Postar um comentário