quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Livro Soldados Não Choram


Acabei de ler o livro “Soldados não choram – A vida de um casal homossexual no Exército do Brasil” (Fernando Alcântara de Figueiredo e Roldão Arruda, Editora Globo) e fiquei impressionado com história de vida de Fernando Alcântara e Laci Araújo. Os dois ficaram conhecidos após estamparem a matéria de capa da Revista Época, em junho de 2008, com o título “Eles são Gays”, que despertou a atenção de toda a mídia brasileira. A aparição mais polêmica e tumultuada foi no programa ao vivo de Luciana Gimenez, na Rede TV!, no dia 6 de junho daquele ano, de onde Laci saiu preso e algemado, acusado de deserção.

No livro, Fernando, corajosamente, denuncia a violência gratuita na formação dos soldados (que inclui aula de tortura), a precariedade dos quartéis e escolas do Exército, práticas de corrupção em repartições militares, o assédio sexual na caserna e a perseguição homofóbica de que ele e Laci foram vítimas - assim como outros tantos soldados que, entretanto, não têm como se proteger. Entremeando tudo isso, a história de dois homens lutando dignamente pela sobrevivência, que começa ainda na infância sofrida, no Nordeste, e pelo direito de amar, seja qual for a forma de amor.

Fiquei impressionado com todo o sofrimento do casal. Lembro do caso na época, mas quatro anos se passaram e no livro está tudo bem explicadinho. Além do que pude perceber como é linda a história pessoal de cada um e a do casal. Amor lindo e verdadeiro! O sofrimento deles não foi em vão, tudo na vida tem um motivo. Os dois representam um capítulo importante na história da sociedade brasileira, na luta contra o preconceito. São exemplos como o deles que ajudam a mudar a mente coletiva. Há muito o que mudar ainda, sabemos... Acredito que a missão deles aqui na terra é lutar para mudar o mundo em que vivemos. Fernando Alcântara e Laci Araujo são símbolos da luta contra o preconceito da causa gay. Parabéns! A luta continua! Aos interessados, vale muito a pena ler o livro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário