quinta-feira, 12 de abril de 2012

Heleno, o filme




Assisti ontem ao filme “Heleno” e adorei. O ator Rodrigo Santoro, na pele do protagonista Heleno, mais uma vez mostra o seu incontestável talento. O drama, dirigido por José Henrique Fonseca, baseado no livro “Nunca houve um homem como Heleno”, do jornalista e escritor Marcos Eduardo Neves, retrata a vida de Heleno de Freitas, considerado o primeiro “craque problema” do futebol brasileiro, na encantadora cidade do Rio de Janeiro dos anos 1940. Advogado, boêmio, boa vida, irritadiço, galã, Heleno era um homem de boa aparência, mas quase intratável. Depois de onze anos jogando futebol, entrou para a história como um dos maiores craques do futebol sul-americano.

Descoberto por Neném Prancha no time do Botafogo de praia, Heleno chegou ao time principal do Botafogo em 1937, com a responsabilidade de substituir o ídolo Carvalho Leite (goleador do tetracampeonato estadual, de 1932 a 35) e não decepcionou a torcida, com grande habilidade e excelente cabeceio.

O jogador de cerca de 1,82 metros foi o maior ídolo alvinegro antes de Garrincha, mesmo sem nunca ter sido campeão pelo clube. Marcou sua passagem pelo Glorioso com 209 gols em 235 partidas, tornando-se o quarto maior artilheiro da história do clube. Deixou General Severiano em 1948, quando foi vendido ao Boca Juniors, da Argentina, na maior transação do futebol brasileiro até então.

Fez 18 partidas pela Seleção Brasileira de Futebol marcando 15 gols, tendo sido artilheiro do Campeonato Sul-Americano de Futebol de 1945 - atual Copa América - com seis gols. Heleno, o craque, o artista da bola, o mito do futebol, o artista das multidões, o craque galã, o diamante branco, a elegância do futebol, são adjetivos, que perfeitamente se enquadram a figura ímpar de um gênio chamado Heleno. Foi com a bola nos pés, levando a torcida ao delírio que o jogador deixou a marca de sua genialidade, se tornando uma das mais ricas histórias do futebol brasileiro. Quer saber mais detalhes da vida de Heleno? Confira uma matéria exibida no Programa Esporte Espetacular, da TV Globo, em 25 de setembro de 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário