quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Fliporto 2009


Um diálogo entre culturas que se permeiam. Este é o direcionamento da quinta edição da Festa Literária Internacional de Porto de Galinhas (Fliporto), que acontece de 5 a 8 de novembro, na Praia de Porto de Galinhas, litoral sul de Pernambuco. Inspirada na reflexão da tradição cultural brasileira, discutindo suas raízes e desdobramentos, a Fliporto se dedica neste ano à divulgação da literatura iberoamericana, com o tema “Literatura iberoamericana: interdependências e contemporaneidade”. O evento promove debates, encontros e leituras com escritores contemporâneos da literatura em língua espanhola e portuguesa.

A organização da festa literária confirma a participação dos espanhóis Jorge Diaz e José María Merino, da portuguesa Inês Pedrosa, diretora da Casa Fernando Pessoa e do venezuelano Fernando Báez, autor de História universal da destruição dos livros. O uruguaio Eduardo Galeano, que integra a conferência de abertura da festa, é um dos mais aguardados do evento, que confirma, ainda, palestra com o jornalista Laurentino Gomes, autor do best-seller 1808 - sobre a chegada da corte portuguesa ao Brasil.

A proposta de instigar o conhecimento e reconhecimento dessa literatura vai além de nacionalismos e regionalismos. A Fliporto ressalta a participação de escritores inéditos no Brasil como o alemão Martin Mosebach, uma das atrações confirmadas para o evento, que homenageia neste ano o escritor pernambucano João Cabral de Melo Neto, profundo conhecedor e amante da cultura hispânica.

Segundo o curador da Fliporto, Mário Hélio Gomes, a presença de Mosebach, vencedor do prêmio Büchner Prize de 2007, se insere na proposta da Fliporto de manter sua programação aberta a discussões cosmopolitas. “Consideramos primordial a valorização dos aspectos mais profundos da Iberoamérica em cada encontro que promove a Fliporto. O diálogo é a nossa primeira palavra-chave: diálogo entre os países, entre as culturas, entre os escritores, entre as pessoas”, confirma Mário Hélio.


Serviço:
Festa Literária Internacional de Porto de Galinhas 2009
“Literatura Iberoamericana: Interdependências e Contemporaneidade”.
De 05 a 08 de novembro, no Hotel Armação, em Porto de Galinhas

Nenhum comentário:

Postar um comentário