quarta-feira, 23 de junho de 2010

Arquitetura e Fotografia



No último dia 16 de junho, os arquitetos pernambucanos tiveram um encontro com o renomado fotógrafo Tuca Reinés, no JCPM Trade Center. Na ocasião, o profissional abordou a inspiração arquitetônica para a composição das imagens, com um olhar que transcende a obra. Com o tema “O Encontro das Artes. Onde a Arquitetura vira modelo para a Fotografia”, a palestra integrou o terceiro ano do Ciclo de Palestras da marca Docol Metais Sanitários, um road show direcionado a especificadores de todo o Brasil, ligados ao setor da construção (arquiteto, designer, decorador e engenheiro civil), realizado em parceria com a loja Ferreira Costa.

Durante o evento, Tuca Reinés abordou a importância da fotografia para o escritório de arquitetura, orientando o profissional sobre os procedimentos editoriais necessários para desenvolver seu próprio portfólio. Já a discussão da relação entre fotografia e arquitetura permeou o campo das artes, dando abertura para as perguntas dos convidados. O fotógrafo também enfatizou a harmonia nos projetos de ambientação, quanto ao uso de fotografias, junto a quadros. A seguir, algumas dicas proferidas por Tuca na ocasião:

- “Nem todas as imagens de projetos publicadas nas revistas especializadas em arquitetura e decoração, foram especialmente produzidas por elas. Muitas vezes, os escritórios de arquitetura já têm as fotografias prontas. As revistas procuram os escritórios, em busca de bons projetos. Elas não saem à procura de projetos aleatoriamente.”

- “A arquitetura é diferente da moda, no sentido de que não é possível ‘deslocar’ o trabalho para uma exposição. Você não pode pegar um projeto e levar para os lugares para mostrar, como se faz com uma peça de roupa. Por isso, a necessidade e a importância de realizar produções fotográficas de qualidade, de forma que valorize o projeto.”

- “Ao executar projetos ousados, é ideal arquivar as imagens desses trabalhos, de forma que a história de cada um possa ser contada, sem o apoio de texto. Uma dica é fotografar os projetos no momento em que eles ficam prontos.”

Tuca Reinés
Arquiteto por formação e fotógrafo por inspiração, Tuca mistura constantemente as duas artes. Além de colecionar prêmios na área de fotografia, seus trabalhos fotográficos são reconhecidos ao redor do mundo, mesmo caminho que tem tomado seus livros, editados no Brasil e no exterior. Entre suas obras, estão “O azulejo na Arquitetura Civil de Pernambuco – Século XlX”, “Hotel Book Great Escapes South America” e “Oscar Niemeyer”. Tuca Reinés também colabora com as revistas Vogue e Casa Vogue, há 30 anos.
www.tucareines.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário