terça-feira, 29 de junho de 2010

Uma paixão chamada vôlei




Há um ditado popular que diz: por trás de um grande homem, existe uma grande mulher. Essa expressão pode ser facilmente adaptada ao time de vôlei feminino Ana Ferragens, composto pelas funcionárias da Ana Ferragens & Madeiras, empresa recifense, que desde 2001, atua na fabricação de esquadrias, escadas, decks, pergolados e cobertas. A empresária Ana Bivar é a grande mulher por trás do sucesso das dez mulheres que integram a equipe de vôlei que leva o nome da sua empresa.

Com seis anos de formação, o time, que participa dos Jogos Industriais do Serviço Social (Sesi), já conquistou importantes títulos: é hexacampeão nordestino e estadual, campeão nacional (2010), terceiro lugar da etapa nacional (2008) e segundo lugar nacional (2006). No momento, as meninas estão em ritmo intenso de treinamento para a etapa mundial dos Jogos dos Trabalhadores, que será realizada no próximo mês de julho, na Estônia.

Não é de hoje que a paixão pelo vôlei faz parte da vida de Ana Bivar. A empresária já foi atleta da modalidade esportiva, tendo jogado em países como a Áustria, Portugal e Bulgária. Como na empresa em que trabalhou antes de fundar a Ana Ferragens, havia um time de vôlei com as funcionárias, do qual ela participou, acabou copiando a ideia. “Quis continuar aqui”, conta. “Utilizar o esporte como ferramenta de relacionamento entre as funcionárias é muito benéfico. Com o esporte, há mais motivação para o trabalho, o clima entre elas é maravilhoso, além da união e alegria promovidas”, destaca.

Para conseguir conciliar o trabalho e o time, as meninas precisam realizar verdadeiros “malabarismos”, sem contar com as aulas da faculdade, pois todas estudam à noite, o que representa outra dificuldade, já que os treinamentos acontecem as terças e quintas, também à noite, na quadra do Sport, sob a tutela do treinador Rogério Freire, da Faculdade Boa Viagem. “Temos que faltar as aulas nos dias de treino e tudo acaba ficando muito sobrecarregado”, atesta Tatiana do Monte Guimarães, 33 anos, a atacante de ponta do time.

Segundo a atleta, o esporte trouxe muitos benefícios para ela, que joga vôlei desde os 15 anos de idade. “O vôlei me proporcionou conhecer outros lugares, um trabalho com carteira assinada e uma bolsa de estudos na faculdade (Tatiana está no 5º período de Administração). Não sei quando eu teria essas oportunidades na vida”, diz, acrescentando que a “integração da equipe torna mais unidas as funcionárias e até a dona da empresa, que também atua no time, quebrando a barreira que pode existir entre o patrão e o empregado”, diz.

Uma das prioridades de Ana quando contrata uma funcionária é que ela tenha experiência na função a ser desenvolvida e que saiba jogar vôlei. As meninas atuam na parte administrativa e de vendas da empresa. Como são bolsistas das faculdades em que estudam, além de atuar pelo time Ana Ferragens, elas também são atletas universitárias. “Não pode chocar o horário dos times. A preferência delas é aqui”, diz Ana, com certeza a maior incentivadora dessa equipe vitoriosa que a enche de orgulho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário