quarta-feira, 14 de julho de 2010

MTV Brasil - 20 anos no ar





Vinte anos mais tarde, a juventude que faz os testes para entrar no canal ainda colhe os frutos do sucesso dos antigos VJs. “Nos anos 90 todo mundo sonhava ser VJ. Quando me ligaram falando que eu tinha passado no teste, nem acreditei”, conta MariMoon que comanda três atrações.

A atual VJ de cabelos verdes, foi descoberta por meio de um blog e atualmente tem programas que interagem com o público. Mas essa infraestrutura nem sempre foi assim. “Infraestrutura? Nenhuma. Fomos guerreiros, aventureiros, um bando de jovens fazendo uma TV pioneira”, relembra Cuca Lazarotto, que apresentou o primeiro clipe.

Raquel Affonso, gerente de programação há 13 anos, fala que a infraestrutura foi evoluindo com a emissora e o público. “No começo, havia poucos formatos. Era só a cabeça do VJ e o videoclipe. Agora, temos mais formatos. Por isso, precisamos de mais infraestrutura.” Segundo ela, outra aposta da emissora nesses últimos anos foi a implantação de programas de humor e comportamento. “Estamos apostando bastante em redatores de humor”.

Um deles é Bruno Motta, redator-chefe do Furo, programa que comenta os principais fatos do dia de forma bem descolada. “No começo, a emissora pensou que só a Dani (Calabresa) e o Bento (Ribeiro) pudessem fazer as piadas. Vimos que tinha de ter uma redação por trás. E se eles brigarem em casa? Fazer humor não é tão fácil.”

Por isso, hoje em dia a casa não é formada totalmente por VJs. “Não somos VJs, não falamos sobre música”, diz Dani. Assim como os atores que fazem improvisação no Quinta categoria. “É bom que mostra para a garotada que cultura, teatro, é legal”, diz Paulinho Serra.

A MTV moldou e vem moldando várias gerações. Com suas nove horas de música diárias e seu formato descontraído, a emissora mostra de forma bem-humorada que música de qualidade e discussões de cultura não precisam ser pedantes nem incompreensíveis. E que venham mais 20 anos.

Fonte: Juliana Faddul - Agência Estado

Nenhum comentário:

Postar um comentário