terça-feira, 17 de maio de 2011

História do Barão de Mauá em exposição no Recife




A exposição Barão de Mauá - O empreendedor, em cartaz no Museu do Estado de Pernambuco, a partir desta quinta-feira (19.05), resgata a trajetória de um dos principais atores do capitalismo brasileiro, no século XIX: Irineu Evangelista de Sousa (1813-1889), homem arrojado, dotado de visão de conjunto, capaz de sempre se lançar aos novos desafios em diversas áreas de atuação.

Industrial, banqueiro e diplomata, Mauá despertou admiração, rancor, respeito e inveja de seus contemporâneos. Pioneiro na indústria, iluminação pública, ferrovia e rodovia, Mauá não foi compreendido pela sociedade rural e escravocrata de seu tempo, mas nem por isso se furtou a colocar em prática suas ideias e investimentos visando obter sucesso e também o progresso do País.

A mostra conta com um acervo de fotos, ilustrações, gravuras, quadros, mapas e documentos que contam a história do grande empreendedor. Inspirada em livro homônimo, resultado de pesquisa realizada pelo escritor e jornalista Gilberto Maringoni, a exposição tem curadoria do designer Victor Burton.

A abertura da exposição contará com a participação do ator Paulo Betti, que interpretou o personagem visionário no longa-metragem “Mauá - O Imperador e o Rei”, dirigido por Sérgio Resende, em 1999. Caracterizado com o figurino utilizado na produção, Paulo Betti ressaltará o empreendedorismo de Mauá e sua capacidade de ir longe em seu anseio de promover o desenvolvimento do País. A mostra segue em cartaz até o dia 19 de junho.

Serviço:
Barão de Mauá - O Empreendedor
Museu do Estado de Pernambuco
Avenida Rui Barbosa - 960
Graças / Recife/PE
(81) 3184.3174

Nenhum comentário:

Postar um comentário