segunda-feira, 7 de maio de 2012

Exposição 60 anos da Telenovela Brasileira em cartaz no Recife



Pessoal, quem não conferiu a linda exposição “60 anos da Telenovela Brasileira”, em cartaz na Galeria Janete Costa, no Parque Dona Lindu, não precisa se aperrear porque ainda dá tempo. Ela vai até o próximo dia 13, hein? Na exposição, que abriu as comemorações dos 40 anos da Rede Globo Nordeste, é possível passear no tempo e pelas telas. Aparelhos de TV, dos antigos tubos de imagens até a alta tecnologia em HD, podem ser apreciados. 40 painéis contam a história da televisão e das novelas, desde a primeira trama encenada: “Sua vida me pertence”, que foi ao ar em dezembro de 1951. A mostra também conta com outras peças, entre figurinos e objetos de época.

Recife é a sexta parada da exposição, que esteve em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília e Santos, entre setembro de 2011 e início de 2012, sendo vista por cerca de 80 mil pessoas. Em Pernambuco, a mostra ganhou mais quatro painéis para relatar as quatro décadas da Globo Nordeste. É possível saber, por exemplo, que a novela Bicho do Mato foi a primeira teledramaturgia vista no estado, que foi ao ar em 1972, onde os pernambucanos puderam ver os dois capítulos iniciais antes de todo o Brasil.


Figurino de Viúva Porcina
Regina Duarte (Roque Santeiro - 1985)

Look de Maia - Juliana Paes
(Caminho das Índias - 2009)

Figurino de Victor Valentin
Murilo Benício (Ti Ti Ti - 2010)

Look de Raj - Rodrigo Lombardi
(Caminho das Índias - 2009)

“As telenovelas têm uma importância na vida de todos brasileiros que as assistem, pois elas registram épocas e costumes, tudo que tem a ver com a evolução do País”, diz o curador Elmo Francfort. Entre os destaques da mostra, ele cita a primeira câmera filmadora do país, que pertenceu à TV Tupi, de 1950; os scripts da segunda telenovela brasileira, chamada “Beijo na Sombra”, escrita pelo recifense José Castellar, em 1952; e uma roupa da Viúva Porcina, personagem de Regina Duarte na novela “Roque Santeiro”, de 1985.

A mostra foi idealizada pela Rede Globo em conjunto com a Associação dos Pioneiros, Profissionais e Incentivadores da Televisão Brasileira (Pró-TV). O público pode interagir com projeções de cenas e participar de um quiz com perguntas e respostas. O mais legal da mostra é um mini estúdio de gravação. Nele, o público pode brincar de fazer novela, gravando uma cena dos personagens Odorico Paraguaçu (vivido pelo ator Paulo Gracindo, na novela “O Bem Amado”, em 1973) e Flora (a vilã de “A Favorita”, interpretada por Patrícia Pilar em 2008), com direito a cenário, figurino, texto decorado e direção. Os vídeos registrados podem ser conferidos no site da Globo Nordeste.



Serviço:
Exposição “60 anos da Telenovela Brasileira”
Galeria Janete Costa - Parque Dona Lindu
Avenida Boa Viagem / Boa Viagem / Recife-PE
Horários: quartas a sextas, 12h às 20h; sábados e domingos, 10h às 20h.
Entrada gratuita

Um comentário:

  1. Deve ser uma volta ao passado muito interessante. Não me atentei o quão interessante está essa exposição, senão teria ido quando ainda estava em São Paulo.

    ResponderExcluir