terça-feira, 17 de julho de 2012

Simplesmente Descomplicado

Vivemos num mundo de ilusão, atrelado aos conceitos de matéria e posse. Tanta riqueza, tantos bens, para quê? No fundo do nosso coração, sentimos tristeza, melancolia, incerteza, medo. É hora de parar e aprender que, na vida, menos pode ser mais.

Quanto mais temos, mais queremos. Isso porque os bens materiais, por si sós, não satisfazem nossas necessidades mais profundas. Então vamos nos iludindo, achando que precisamos fazer algo espetacular a cada dia para sermos aceitos e aprovados pela sociedade. Há quanto tempo você não se encanta com as pequenas coisas que acontecem? Como olhar para o Sol e se deleitar com a luz que ele irradia e que esquenta nosso planeta. Ou observar a Lua e as estrelas. A comunhão com a natureza alimenta a alma, traz leveza ao coração. Simples assim.

Em todos os aspectos da vida, manter uma atitude de simplicidade e naturalidade é o caminho para ser mais feliz. Também cultive a humildade e liberte-se de qualquer expectativa que você possa ter com relação às pessoas. Abra mão do apego em excesso aos bens materiais e às pessoas que você ama. Contente-se com o que a vida der a você, aceite cada momento como ele se apresenta.



A vida é um dom que o universo nos deu e deve ser tratada como um pássaro leve e solto. Aproveite que neste momento você também está voando e comece o treino da simplicidade. Procure alongar bem a coluna vertebral, apoiar confortavelmente as solas dos pés no chão, inspirar profundamente e trazer sua atenção para o aqui e o agora.

Para isso, basta fazer alguns ciclos profundos de respiração consciente. Alongue a inspiração e a expiração. E perceba que, após alguns minutos, o corpo começa a relaxar e a mente vai se aquietando. Agora, tenha uma atitude de gratidão. Agradeça pela oportunidade de estar vivo, por sua família, pelos seus amigos, pelo seu lar e por todas as suas possibilidades de ser feliz. Agradeça pela vida!

O aquietamento e a prática da meditação nos ajudam na evolução rumo à simplicidade. Tente todo dia cultivar a quietude por alguns minutos e, ao longo de todas as horas, procure vivenciar realmente o presente. É simples assim: a simplicidade nos ajuda a viver mais e melhor!

Por Márcia de Luca. Texto publicado na Revista Gol (edição 123 – junho de 2012)

Nenhum comentário:

Postar um comentário