quinta-feira, 20 de agosto de 2009

SJCC sedia curso sobre jornalismo

Fonte: www.jc.com.br

Sheyla Lima
Do Jornal do Commercio

Como conceitos e ferramentas como web 2.0, blogs, design e comunicação institucional podem ser aliados do jornalismo diante da necessidade de adaptação, tendo em vista os reflexos da crise na imprensa? Essa é a questão que guia o curso Inovação no Jornalismo, que será realizado no auditório do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação (SJCC), em Santo Amaro, nas próximas segunda (24) e terça-feira (25).

O ponto de partida do curso, ministrado pela professora Bella Palomo, da Universidade de Málaga, na Espanha, é a crise nos meios de comunicação. “Infelizmente, é o tema da moda este ano. Cento e cinquenta jornais norte-americanos foram fechados e 23 mil jornalistas perderam os empregos. No Reino Unido, Espanha e em outros países, as cifras também são alarmantes”, justifica a palestrante. “Por esse motivo, os principais congressos mundiais giram em torno da temática, buscando assinalar as causas e, sobretudo, buscar soluções”, completa.

O curso é dividido em quatro tópicos: Web 2.0 – aplicações da web social na comunicação institucional, Efeitos da crise nas mídias – balanço e soluções, o blog como ferramenta de micropersuasão, e novas tendências no design de portais.

Algumas alternativas levantadas por profissionais e acadêmicos para mudar o modelo existente serão mostradas. “São quatro os eixos fundamentais para a readequação: jornalismo de qualidade, convergência de mídia, relação entre o meio e o cidadão (através de blogs e foros), e as novas tendências de design”, explica Bella. Segundo ela, o último item é um dos principais para enfrentar a crise. “Os jornais estão investindo em rotativas que imprimem em papel A4, para chamar a atenção dos jovens leitores”, diz.

Segundo Bella, o tema mudança ainda é um pouco combatido. “É um assunto delicado, mas, sobretudo, atual e necessário para enfrentar os novos desafios que se avizinham”, acrescenta. O curso é voltado para estudantes e profissionais de comunicação. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas através do email eventos@sjcc.com.br. É preciso enviar nome completo, telefone e nome da empresa ou instituição de ensino. As vagas são limitadas.

CURRÍCULO - Bella Palomo é professora, com doutorado, da Faculdade de Ciências da Computação da Universidade de Málaga, na Espanha. Tem especialização em matérias vinculadas ao jornalismo digital, desenho e estrutura do sistema dos meios. É secretária acadêmica do Departamento de Jornalismo da universidade e coordenadora do doutorado da instituição. Foi professora visitante na Universidade de Washington, nos Estados Unidos, e atualmente leciona na Universidade Federal da Bahia. É também investigadora em projeto espanhol sobre convergência digital nos meios de comunicação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário