quinta-feira, 8 de abril de 2010

Cultura pernambucana é destaque na Coleção Primavera-Verão 2011 da Endutex





O mundo acredita no Brasil e se apropria da riqueza de suas cores, texturas e sensações. Mais do que nunca, essa exaltação ganhou os cinco continentes que estão valorizando a simplicidade, o calor humano e a pluralidade do brasileiro. Tais tendências permitiram à equipe da Endutex Brasil, revelar sua brasilidade a partir da cultura de um dos estados mais ricos do país: Pernambuco. Essa é a proposta da coleção Primavera-Verão 2011, denominada “Maracatu – Um festejo de Brasil.”

Em sua campanha, a coleção pega carona nos cortejos do Maracatu, uma das mais tradicionais manifestações artísticas brasileiras. Para representar toda essa cultura popular, foram utilizadas xilogravuras de um dos artistas folclóricos mais reconhecidos em todo o mundo, J. Borges. O pernambucano produziu obras especialmente para a campanha, que aliou a técnica de talhar em madeira, com as peças da coleção, utilizadas para colorir as xilogravuras.

O trabalho não possui referências anteriores no que diz respeito à estética adotada. A Endutex Brasil vem adotando em suas últimas coleções, peças que misturam arte e publicidade, o que agrega novos valores aos produtos apresentados. “A coleção Primavera-Verão 2011 possibilitou um passeio pelo imaginário brasileiro, pois as tendências apontam para essa exaltação do Brasil no mundo todo. A xilogravura permitiu traduzirmos essa tendência, pois trata-se de uma forma de expressão de contos populares e o Brasil historicamente foi retratado nessas obras, associado fortemente à literatura de cordel”, explica o publicitário responsável pela campanha, Sergio Setti.

A campanha “Maracatu um Festejo de Brasil” foi criada no ateliê de J. Borges, no município de Bezerros, no Agreste de Pernambuco. Foram 14 dias de criação, visitação a museus, centros de cultura popular nas cidades de Caruaru, Recife, Olinda, além de horas de conversas com os moradores e criadores locais, para melhor entender a cultura local. O destaque desse trabalho foi a sintonia obtida entre o artista pernambucano e a publicidade gaúcha, que possibilitou a criação de um trabalho único.

Endutex Brasil

Reconhecida como lançadora de tendências, a Endutex Brasil produz laminados sintéticos para as mais diversas aplicações. Em fase de duplicação de seu parque fabril, a empresa é hoje referência em moda em laminados sintéticos, presente nas principais marcas de seus segmentos de atuação: calçados e acessórios, móveis e decoração, e vestuário. Entre os exemplos de trabalhos já desenvolvidos, estão materiais para os estilistas Alexandre Herchcovitch, Walter Rodrigues e Lino Villaventura, assim como a participação na Casa Cor.

Além do Brasil, o grupo Endutex, com matriz em Portugal, possui unidades na Espanha, Polônia e Hungria. No Brasil, os trabalhos iniciaram no Vale dos Sinos (Rio Grande do Sul), maior pólo da indústria de calçados do mundo, e no ano de 1998, foi inaugurada a primeira fábrica no país, em Três Coroas, Rio Grande do Sul.

www.endutexbrasil.com.br

Um comentário:

  1. o sucesso da campanha resultou em uma stand gigante na FIMEC.. com uma parede de 1700 kg de barro.

    valeu Bruno!!

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