quinta-feira, 8 de julho de 2010

Inverno em Pernambuco




O grande potencial turístico que apresenta o Estado de Pernambuco não se resume apenas à combinação “sol e mar”. A chegada do inverno também traz seus encantos, pois a época de sacar do armário os casacos, gorros e luvas, e tomar um bom vinho curtindo o clima ameno sob a magia do céu estrelado, é muito mais do que bem-vinda. Para isso, Pernambuco conta com charmosas cidades serranas onde a temperatura média é de 15º C durante a estação.

A 80 quilômetros do Recife, já no agreste pernambucano, encontra-se o município de Gravatá. Localizado a 600 metros acima do nível do mar, entre as montanhas da Serra das Russas, a cidade possui uma excelente infraestrutura hoteleira e uma arquitetura europeia. Gravatá é um dos pólos gastronômicos do Estado e lá está a primeira casa de fondue da região, a Taverna Suiça. Fundada na década de 1960, pelo suíço José Luís Truan e sua esposa, Madalena, o restaurante oferece fondues de carne, chocolate e o tradicional, de queijo gruyère, considerado por muitos o melhor da cidade. Os amantes dos esportes radicais também podem encontrar boas opções por lá, como caminhar ou cavalgar em meio a belas paisagens e banhar-se nas várias cachoeiras da região.

Chegando ao Sertão do Estado, na Região do Pajeú, já na divisa com a Paraíba, está Triunfo, a 451 quilômetros da capital. Conhecida com a cidade mais alta de Pernambuco, a localidade tem um charme interiorano especial, a 1.060 metros do nível do mar. A cidade revela antigas construções, o açude adornado pela presença do Cine-Teatro Guarani, engenhos, com a artesanal produção de mel e rapadura. O Museu do Cangaço é uma das atrações da cidade, no qual o visitante pode conferir mais de 500 peças doadas pelas pessoas que fizeram parte do movimento liderado por Virgulino Ferreira, o temido Lampião. A tradicional Festa do Estudante de Triunfo, realizada no mês de julho, que reúne cerca de 150 mil pessoas em torno de atividades de lazer, teatro e shows, acontece desde 1958.

Garanhuns, Pesqueira e Taquaritinga do Norte são outras cidades que também recebem muitos visitantes nessa época do ano. Cada qual com seus atrativos turísticos. Em Garanhuns, por exemplo, é realizado o famoso Festival de Inverno, também no mês de julho, que conta com apresentações de artistas e grupos regionais e nacionais, comidas típicas da região, cursos, oficinas de teatro, entre outros eventos, fazendo parte da agenda cultural do Estado.

2 comentários:

  1. Ótimo post. Me ajudou muito na minha quase escolha sobre Gravatá nas minhas férias de Julho deste ano. Moro em Abreu e Lima e pretendo conhecer mais o meu estado que é lindo!

    ResponderExcluir
  2. Olá, boa noite!

    Notei que essa foto de minha autoria foi utilizada na postagem. Gostaria de pedir, então, que a do relógio das flores receba uma legenda com meu nome. Eu a publiquei aqui: http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=575002

    Desde já, agradeço a atenção!

    Abraços,
    Tito

    ResponderExcluir