segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Xuxa, uma eterna modelo





















Você pode até se perguntar, o que a Xuxa tem a ver com um evento de moda? Eu respondo: tudo. No Monange Dream Fashion Tour, ela atua como apresentadora, compatível com o que faz na televisão há 27 anos, quando começou na TV Manchete, no comando do Clube da Criança. A atração fez tanto sucesso que fez a apresentadora trocar de emissora. De 1986 a 1992, ela esteve no comando do Xou da Xuxa, na TV Globo. Isso não é novidade para quem foi criança naquela época, hoje, adultos com até 35 anos, em média.

Porém, o que talvez algumas pessoas devem não se lembrar (como se diz no jargão popular, o brasileiro tem memória curta) ou não sabem, como os mais novinhos, (cidadãos na faixa dos 20 anos), é que Xuxa começou sua trajetória profissional como modelo, há exatos 31 anos. Dia desses, conversando com um amigo de 22 anos, formado em Design de Moda, contei que Xuxa foi uma das maiores modelos do Brasil. Ele não sabia. Eu até pensei: como um fashionista brasileiro pode não conhecer essa história, hein? Bem, as pessoas não são obrigadas a saber de tudo, não é mesmo?
Sou apenas cinco anos mais velho do que ele e também poderia não saber de nada disso. Sei de toda a biografia da Xuxa porque sou fã dela. Nem eu e nem meu amigo vivenciamos aquela época. Eu nasci, em 1983, e meu amigo, em 1988, quando ela já não mais trabalhava como modelo. Então, meu querido amigo Cristiano, você está perdoado. Lembra do dia em que te contei essa história? (risos).

Em 1978, Xuxa, aos 15 anos de idade, foi descoberta por um olheiro da Editora Bloch, que a convidou para fazer um teste de modelo, no qual foi aprovada. A carreira teve início, oficialmente, em 1979, quando foi publicada sua primeira capa de revista, a Carinho. Daí por diante muita coisa mudou na vida da garota e a carreira deslanchou de vez. Para se ter uma ideia do sucesso da loira, só em 1980, ela estrelou mais de 80 capas de revista. Xuxa protagonizou diversas campanhas publicitárias, posou para as lentes dos mais badalados fotógrafos de moda do Brasil e participou de inúmeros desfiles. Tamanha projeção a transformou em uma das modelos mais importantes do Brasil. O passo seguinte era a conquista do mercado internacional. Em 1983, Xuxa passou a integrar o casting da agência americana Ford Models, sendo a primeira modelo brasileira a conquistar esse posto.

Há quem diga que o sucesso da carreira de Xuxa como modelo se deve ao fato de ela ter sido namorada de Pelé na época. Bom, caros leitores, é lógico que isso teve seu peso, não se iludam. Namorar uma das maiores celebridades do mundo rende projeção a qualquer criatura. E, para ela, uma então modelo em início de carreira? Nem se fala... A tamanha exposição na mídia (o casal era figurinha constante nos jornais e revistas de fofocas) contribuiu no fortalecimento da imagem da jovem e proporcionou mais possibilidades de trabalho para ela. O namoro durou seis anos, foi de 1980 a 1986.

Porém, para o sucesso da carreira de modelo da Xuxa, não podemos deixar de considerar os méritos da mesma. Ela é muito talentosa, verdade seja dita. Sobre sua imagem sensual, a apresentadora comentou, em entrevista à Revista Contigo, em 2005: “tenho uma relação com a câmera muito boa. Acho que existem mulheres infinitamente mais bonitas que eu, mas sei que sou fotogênica.”

Estando no auge do sucesso, veio o convite para apresentar um programa infantil, na TV Manchete. As duas carreiras andaram em paralelo até eu não sei exatamente qual o ano. Por favor, quem souber dessa informação, comenta aqui no blog, ok? Da Manchete veio a Globo e o resto dessa história de sucesso, acredito que todo mundo deve saber.

Bom, como a Xuxa diz: “uma vez paquita, sempre paquita”, eu digo que uma vez modelo, sempre modelo. A Xuxa há anos não é mais uma modelo profissional, mas nunca deixou de estrelar capas de revista e realizar ensaios fotográficos. Acima, estão em destaque, algumas fotos de várias fases da carreira dela, em que reina linda e absoluta! Confesso que foi difícil fazer essa escolha, espero que gostem.

4 comentários:

  1. XUXA ESTÁ PARA O BRASIL, ASSIM COMO MADONNA ESTÁ PARA O MUNDO!!!

    ResponderExcluir
  2. VC TEM ALGUMA DESSAS REVISTAS PARA VENDER? MEU E MAIL. REVIERD-C@HOTMAIL.COM

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pela coletânea de fotos. Já pesquisei muita coisa sobre a carreira de modelo dela e não havia visto algumas das fotos acima. A propósito, o modelo abraçado a Xuxa na segunda imagem é o Luciano Szafir, não?

    Aproveito para divulgar o vintagemadeinbrazil.tumblr.com

    ResponderExcluir
  4. ola tenho intereçe na vogue capa azul pago qto for ...imail denisemelo123@hotmail.com

    ResponderExcluir