sábado, 6 de novembro de 2010

Jailson Marcos, o mundo aos pés






Os olhinhos dos que observam a composição do look da turma descolada do Recife, quando se direcionam aos pés, é capaz de reconhecer de imediato um calçado da marca Jailson Marcos. Por meio de uma criação própria, que combina a tradição artesanal com o status da alta costura, o designer potiguar, radicado em Pernambuco, Jailson Marcos assina suas peças, que há mais de 15 anos “fazem os pés” de homens e mulheres cheios de estilo.

Depois de largar o trabalho na área de administração pública, o desejo de atuar em algum negócio ligado à moda começou a se manifestar em Jailson. Ele iniciou fabricando cintos e bolsas artesanais, e após um curso, em São Paulo, com um artesão argentino, que o ensinou a costurar sapatos mocassim, apaixonou-se de vez pelos calçados. Passou, então, a criar sapatos para as irmãs e os amigos. “Todos gostaram. Foi ai que descobri minha verdadeira arte”, conta ele.

O designer cria o sapato dos sonhos de qualquer reles mortal, com total exclusividade. Sandálias, tamancos, rasteiras, saltos torneados, agulha, Anabela e sandálias plataformas conceituais para desfiles. “As plataformas são as que eu mais gosto de fazer. Elas fogem um pouco do convencional, pois quando criamos em cima de uma ideia, há mais possibilidades”, diz. Jailson produz independente de coleções, seguindo a vontade de criar peças diferentes. De acordo com ele, seus calçados são mais adequados para o verão e resultam de muita pesquisa. “Capto as idéias e trago para o meu universo. Elas podem vir da natureza, das artes plásticas e da arquitetura, como as volutas da arquitetura barroca, além dos novos prédios em construção no mundo”.

As peças do designer é presença marcante nas passarelas do calendário da moda brasileira, em parceria com estilistas renomados. No desfile Primavera-Verão 2010/2011, da São Paulo Fashion Week, elas estiveram no desfile da coleção Turista Aprendiz, do mineiro Ronaldo Fraga. Com este tema em mente, Jailson buscou inspiração na Rua da Praia, no Centro do Recife, através das bóias de pescar. “A criação dos calçados apresentados está baseada no conceito de que moda se move em busca de conhecimento”, afirma.

www.jailsonmarcos.com

Um comentário: