sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

DJ Filipe Guerra em entrevista



Meu amigo de infância Filipe Guerra, saiu de nosso amado Pernambuco, rumo ao Rio de Janeiro, para se tornar um DJ internacionalmente conhecido. Filipe Guerra estourou na cena musical com a música “Can't Stop Loving You”, em parceria com a cantora Lorena Simpson e desde então é nome e som certos nas pistas de dança. Dono de hits como “Breath Again” e o mais novo “Take a Chance”, ele conversou com a reportagem da G Magazine sobre parcerias, público, assédio e novos projetos. Entrevista esta que eu replico aqui.

Novas parcerias
“Eu estou lançando agora uma música chamada “Take a Chance”, que é o meu novo single com a nova cantora chamada Lu Guessa. É o começo de uma nova fase da minha carreira onde estou descobrindo novos cantores e novos projetos. Eu já vinha fazendo isso com a Lorena e até com a Alexxa também. Então, essa música nova é um start dessa coisa de descobrir novos talentos. E quem gosta de cantar, que tenha um perfil legal, pode entrar em contato comigo através do Twitter @djfilipeguerra. Estou abrindo espaço para novos talentos.”

Público Hétero
“Na verdade eu já tenho um contato com o público hétero há mais tempo por meu trabalho tocar em rádio. Mas, essa música “Take a Chance” tem uma abertura maior, uma aceitação muito grande pelo hétero, que eu sequer imaginava. Ela realmente é tocada para o público gay, mas essa é uma música livre, que vem, inclusive, para quebrar essa coisa de que existe uma música para gays e outra para héteros. Ela foi produzida sem essa intenção de público, e sim para todos os públicos. Eu quero quebrar esse preconceito de música e de boate, que todo mundo possa se unir, que seja a noite da balada, independente de que público ou casa sejam.”

Escolha das músicas
“Na verdade, as músicas surgem sob influência de histórias minhas, de coisas que aconteceram comigo. Todas as músicas foram escolhidas com base em um retrato do que eu vivi em várias áreas da minha vida. Eu acho que é bom porque deixa a música mais verdadeira. A música que eu mais gostei foi “Brand New Day“. É a música que mais marcou tanto na minha carreira, quanto em um momento pessoal que eu estava passando, e abriu porta para muitas coisas, como viagens internacionais, já que a música foi muito mais aceita lá fora. Acredito que é a música que mais proporcionou coisas boas.”

Novos DJ’s e dicas
“Eu comecei há 10 anos na boate Metrópole, em Recife, e de lá vim para o Rio, mas foram etapas que eu fui vencendo, passo a passo. Demora, não é do dia para a noite, mas assim, é muita dedicação, estudar e ouvir muita música. Para quem quer seguir produção, estudar muito. E como DJ também. Ir e frequentar baladas nunca é demais, porque você escuta o que as pessoas gostam, você escuta o que o DJ está tocando, como ele toca, a técnica e você acaba adquirindo um feeling de “isso é legal, isso não é legal”. Pesquisar muito, isso eu acho que é a receita principal. O DJ é formador de opinião, né?! Estão cada vez mais tendo que aprender mais além da música. A mídia abriu muito espaço para nós. Então, as pessoas, hoje em dia, acham que o DJ é a fuga para se tornar famoso, o que não é a verdade. Os DJ’s que se tornam famosos, são por causa do trabalho, não foi uma coisa que simplesmente aconteceu e ele virou famoso. Então, algumas pessoas ainda acham que é o caminho mais rápido para a fama. A mídia, infelizmente, acabou deixando a profissão muito banal, já que qualquer ex-Big Brother, qualquer ator chega em uma festa e atua como DJ, pondo um fone de ouvido. As pessoas não entendem que é preciso estudar!”

Ser DJ
“Eu acredito que tenha de ter um dom, sim. Os bons e grandes DJ’s que conheço, todos sempre gostaram muito de música. Todos sempre foram pesquisadores. Até pessoas que não eram DJ’s, e hoje são, eram pessoas que frequentavam baladas, com um gosto musical próprio muito bom, de quem sabe o que está escutando. Elas acabam sendo tendência de música para os amigos, então realmente essas pessoas têm uma pré-disposição para ser DJ. É uma questão de dom mesmo, tem que estar ligado na música.”

Novos Projetos
“Estou montando agora com a Lu Guessa, que é a minha parceira nova nessa música ‘Take a Chance’. A gente vai sair por aí pelo Brasil com um “Live”, que é ela tocando guitarra e eu, alem de operar a pick up, tocando percussão, uma coisa diferente. Os projetos são muitos, mas ainda são segredo!”

Mensagem para os leitores
“A gente está vivendo uma época de tanta liberdade e ao mesmo tempo de tanta repressão, de tanta violência! O recado que eu dou para os leitores, é que se unam contra essa violência que a gente está vivendo. A gente, em todos estes anos de trabalho, luta por essa liberdade de ideia e liberdade cultural do público gay. E como eu falo na minha música “Take a Chance”, “dê uma chance ao amor”, que realmente as pessoas dêem uma chance ao amor e levem essa coisa à frente. A gente tem de se unir e lutar contra esse preconceito que existe entre os próprios gays. E aí quando a sociedade sentir que o gay tem um poder tão forte quanto qualquer outra pessoa, essa violência vai acabar. Isso cabe muito a nós, antes de qualquer condição sexual, enquanto ser humano.”

Fonte: G on-line

Um comentário: