sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Itamaracá: ilha de lazer




A Ilha de Itamaracá é um dos balneários turísticos mais conhecidos do Nordeste.A beleza das praias e o valor histórico do seu patrimônio atraem milhares de turistas, todos os anos. O lugar reserva muitos atrativos e boas surpresas ao visitante. Já ao atravessar a Ponte Getúlio Vargas, que liga a ilha ao continente, o deslumbramento da paisagem oferecida pelo Canal de Santa Cruz, com sua quase infinita área de manguezais e a visão distante de trechos da Mata Atlântica.

Sendo uma das localidades históricas do Estado, em Itamaracá é imperdível conhecer Vila Velha, a antiga sede da capitania, com sua graciosa igreja dedicada a Nossa Senhora da Conceição, um singelo casario, mirantes de horizonte sem fim, pequenos bares e restaurante de categoria internacional. Ou o Forte Orange, primitiva construção holandesa reconstruída em pedra e cal pelos portugueses no ano de 1654.

A localização do Forte é privilegiada: à beira-mar, em frente à Coroa do Avião, um belíssimo e grandioso banco de areia (base de pesquisas de aves migratórias), e tendo em seu entorno bares populares, além da oferta de equipamentos e serviços para a prática do lazer náutico.

A história pernambucana também se faz presente em Itamaracá através do Engenho São João, antigo engenho banguê onde residiu o abolicionista e Conselheiro João Alfredo; e no Engenho Amparo, com suas construções já em ruínas e uma misteriosa e bela alameda formada por espécies vegetais da Mata Atlântica.

Outros locais de grande significado turístico são as praias (com especial destaque para a Enseada dos Golfinhos, o Pontal do Jaguaribe e para a Praia do Sossego); os mirantes do Pontal do Jaguaribe e da Vila Velha e o Centro de Preservação e Manejo de Sirênios (Parque do Peixe Boi Marinho).

São diversas as manifestações culturais populares do Município. Seu folclore é famoso pelas Cirandas de Lia; seu artesanato é diversificado, com trabalhos em pedra-sabão, em madeira, em conchas, em resina e em quenga de coco. O município dispõe de hotéis, pousadas, albergue, privês de veraneio, restaurantes, bares, marinas, clubes sociais, bancos e locadoras de equipamentos esportivos.

Fonte: Diario de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário