segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Preservação: ecobags em prol do meio ambiente


Beleza, arte e natureza. A união desses três elementos pode conceituar as chamadas “ecobags” (bolsas ecológicas) – sacolas muito populares em países como os Estados Unidos e a Inglaterra. As peças, feitas de algodão, primam pela criatividade, podendo trazer como estampa, uma linda pintura. Mas, a questão da moda é o pano de fundo para o objetivo principal da utilização do produto: evitar o consumo de sacolas de plástico, pois ao contrário delas, as ecobags podem ser utilizadas mais de uma vez, são laváveis e não agridem o meio ambiente.

De acordo com os dados disponíveis no site da Fundação Verde, o uso do saco plástico é preocupante: mais de 80% são usados apenas uma vez e depois descartados. No Brasil, cada família descarta cerca de 40 quilos de plásticos por ano. A cada mês, mais de um bilhão de sacos plásticos são distribuídos pelos supermercados brasileiros. Isto significa 33 milhões por dia e 12 bilhões por ano, ou seja, são em média 66 sacos plásticos para cada brasileiro por mês.

As ecobags podem substituir até oito sacolas plásticas e suportar até 15 quilos, o que significa a economia de 4,8 milhões de embalagens plásticas e o descarte no meio ambiente. Calcula-se que cerca de 90% dos sacos de plástico acabam em lixeiras, como resíduos, ou como contentores de desperdícios. No total, são produzidas, aproximadamente, 210 mil toneladas de plástico filme, matéria-prima das sacolas, que se tornam cerca 10% de todo o detrito do Brasil.

O uso das ecobags ainda não faz parte do dia a dia do brasileiro. Falta uma maior divulgação na mídia ou uma grande campanha educativa de forte apelo popular que desperte nos cidadãos a necessidade de reduzir o consumo de sacolas plásticas. Repensar os hábitos é a primeira medida a ser tomada, pois tudo é uma questão de tempo. Ser um consumidor racional não faz doer em ninguém. As futuras gerações só terão a agradecer.

Hum, ficou interessado em aderir à moda? Muito bem! Então, visite o blog da minha best friend Morgana Mota, http://lotusmidiaviva.blogspot.com. Ela está produzindo cada bolsa maravilhosa e com um precinho super camarada. Vamos fazer nossa parte galera! Divulguem a ideia das ecobags ao máximo de pessoas possível.

Um comentário:

  1. É isso mesmo, Bruno.As pessoas têm que ter essa consciência de preservar o meio ambiente. Não é ter a ilusão de que vai sozinho salvar o mundo. Mas, se cada um fizer sua parte, o futuro dos nossos filhos e netos vai está garantido.

    E Bruno, mto obrigada pela força!!!!!

    Preserve, Reuse, Recicle...

    Compromisso ambiental!
    Atitude social!
    Apóis vc também essa idéia!!!

    Morgana Mota

    lotusmidiaviva.blogspot.com

    ResponderExcluir