terça-feira, 13 de outubro de 2009

Estimulando a carona

www.jc.com.br

Pegar carona pode ser bom, prático e seguro. Além de ser politicamente correto para a mobilidade urbana das cidades. Para facilitar a vida dos caroneiros, foi criado o site Bigoo (www.bigoo.com.br), uma ferramenta moderna que vai casar oferta e procura de caronas no Recife. Para isso, os interessados precisam fazer um cadastro, fornecendo informações pessoais que transmitam segurança tanto para quem utilizar como para quem oferecer o serviço.

Dessa forma, a insegurança, maior obstáculo à prática da carona entre a população, deve ser vencida. A proposta do site é criar um cadastro de pessoas interessadas em oferecer e solicitar caronas. Depois de cadastrar-se, informando o trajeto que faz diariamente, o restante é com a tecnologia. Quem oferece a carona pode escolher trajeto a ser percorrido, quantidade de vagas disponíveis, dia, hora e estabelecer um valor de contribuição. Já quem procura carona pode vasculhar o sistema em busca de ofertas 24 horas por dia.

No caso de o Bigoo identificar uma oferta e uma procura que casam, é enviada uma mensagem para os interessados, automaticamente. Francisco Carvalho, um dos criadores do site, explica que projetos de compartilhamento de caronas existem em outras partes do mundo, mas o Bigoo tem o diferencial da segurança. “O usuário pode escolher com quem vai partilhar caronas, se com todas as pessoas que acessarem o site, se apenas com seus amigos ou, também, com amigos dos amigos”, explica.

LIMITE

Assim, é permitido ao usuário limitar a oferta e a procura a pessoas de sua confiança ou de seus amigos, evitando problemas com desconhecidos. “A carona também é uma das soluções para vários problemas das grandes cidades, como congestionamentos rotineiros, poluição excessiva, superlotação do transporte público e consumo de combustíveis fósseis”, lembra Francisco Carvalho.

Além disso, a carona combate o uso inadequado do automóvel, que no lugar de transportar cinco pessoas, a maioria leva apenas uma. O Recife tem uma frota de quase 500 mil veículos, sem contar os carros registrados em outros municípios, mas que utilizam o sistema viário da capital.

Nenhum comentário:

Postar um comentário