quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Exposição Retrospectiva José Cláudio


O Museu do Estado de Pernambuco abriga a Exposição Retrospectiva, com quadros das principais fases da produção artística do pintor, escultor, desenhista e escritor pernambucano nascido em Ipojuca, José Cláudio. A exposição, idealizada e coordenada pela produtora Carla Valença, da Relicário Produções, conta com o apoio do Governo do Estado de Pernambuco, através do Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura(Funcultura) e da Prefeitura de Olinda.

Na abertura da mostra será lançado o livro José Cláudio – Vida e Obra, que aborda a vasta produção do multiartista, desde seus desenhos abstratos com tinta nanquim realizados no início da carreira, passando pela poesia processo de suas obras com carimbos; pelas temáticas mais abordadas em suas pinturas – paisagens, mulheres, animais, cenas carnavalescas; xilogravuras; esculturas; estudos sobre a obra O Descanso do Modelo, do pintor paulista Almeida Júnior (1850-1899) até as pinturas feitas durante a Expedição Permanente à Amazônia (1975), organizada pelo zoólogo Paulo Vanzolini. Durante a expedição pelos rios da Amazônia na década de 70, José Cláudio pintou inúmeras telas à óleo, das quais cem foram adquiridas pelo governo paulista e permanecem expostas no Palácio dos Bandeirantes.

O livro foi editado e escrito pelo jornalista Marco Polo Guimarães e possui alguns textos complementares de nomes como Francisco Brennand, Vera D’Horta, Renato Magalhães Gouvêa, entre outros. Além do lançamento do livro, no evento, será exibido pela primeira vez o documentário José Cláudio, idealizado por Carla Valença e dirigido pelo cineasta Neco Tabosa, da Rec Produtores, que também foi responsável pelo roteiro do vídeo. O documentário, cuja direção de fotografia é de Téo Trajano e Carlos Eduardo, conta com depoimentos de Paulo Vanzolini, Renato Magalhães Gouvea, além do próprio José Cláudio.

A curadoria da Exposição Retrospectiva ficou por conta de Vera Magalhães, que organizou as oitenta telas da mostra, cujas técnicas variam entre óleo sobre eucatex, óleo sobre tela e acrílica sobre tela. Vera passou quatro anos garimpando quadros que considera representativos para a carreira do pintor. A maior parte das telas já havia sido vendida e a curadora conseguiu reuni-las entrando em contato com seus proprietários que os cederam para a exposição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário