domingo, 15 de novembro de 2009

Igrejas seculares no Circuito Oficial do Turismo de Pernambuco


Cidades irmãs fundadas por portugueses no século 16 e invadidas por holandeses no século 17, Recife e Olinda detém um dos maiores patrimônios históricos do país. Declarada Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade pela Unesco, em 1982, Olinda encanta pela beleza natural, mas também pela arquitetura colonial que inclui diversas igrejas. No Recife, o centro histórico formado pelos bairros de São José, Santo Antônio e Recife Antigo, reúne casarões antigos e igrejas seculares de igual importância. Com o objetivo de expor esse patrimônio aos visitantes e turistas, foi idealizado o Projeto Circuito das Igrejas: a partir do dia 30 de novembro, algumas igrejas católicas do Recife e Olinda, além da Capela de Nossa Senhora dos Prazeres, em Jaboatão dos Guararapes, estarão abertas à visitação pública – fazendo parte do roteiro oficial do Turismo de Pernambuco.

Um total de onze igrejas estarão abertas diariamente, das 9h às 17h, com a presença de estagiários dos cursos de Turismo, Eventos, Hotelaria e Gastronomia, que guiarão o visitante por cada monumento, explicando um pouco da história de cada uma das igrejas seculares. “Acho que a população tem esse direito. É um patrimônio do povo de Deus e os turistas têm muita vontade de conhecer esses lindos templos”, afirma o arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido. Além disso, de acordo com o secretário estadual de Turismo, Sílvio Costa Filho, a idéia é que cada igreja possua um dia pré-determinado para a apresentação de músicas sacras. Para garantir a segurança dos visitantes, haverá carros fiscalizando todos os dias e policiais permanentemente na frente das igrejas.

Para a divulgação do roteiro, estão sendo confeccionados folders, cartazes e banners, que serão distribuídos nos hotéis, agências e operadoras de viagens, postos de informações turísticas, universidades e igrejas. O Projeto Circuito das Igrejas é fruto de uma parceria da Secretaria de Turismo do Estado (Setur-PE) e da Arquidiocese de Olinda e Recife, com o apoio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), das prefeituras do Recife, Olinda e Jaboatão dos Guararapes, e a Fundação Gilberto Freyre.

Acompanhe quais as igrejas que integram o circuito e programe o seu roteiro de visitação:

Recife
- Igreja da Madre de Deus
- Capela Dourada
- Concatedral de São Pedro dos Clérigos
- Basílica de Nossa Senhora do Carmo
- Igreja de Santa Teresa da Ordem Terceira


Olinda
- Igreja da Sé
- Mosteiro de São Bento
- Convento de São Francisco
- Igreja de Nossa Senhora das Graças
- Igreja da Misericórdia

Jaboatão dos Guararapes

- Igreja de Nossa Senhora dos Prazeres

Nenhum comentário:

Postar um comentário