sexta-feira, 19 de março de 2010

Música Sertaneja em Pernambuco




Nosso amado Pernambuco, terra do frevo, do maracatu... Por aqui ecoa o som do forró e também do axé... Outro dia, um amigo que mora no Sul, em visita ao Estado, perguntou: “aqui, toca sertanejo?” Na hora, eu respondi: não. Hum, ledo engano meu. Na terra do frevo, do maracatu e do forró, também há espaço para a música sertaneja, sim! Não posso esquecer jamais da pluralidade artístico-cultural que tanto orgulha a nós pernambucanos.

Bem, se houve, em tempos passados, algum cantor ou grupo sertanejo local, eu desconheço. Desculpem-me a minha possível injustiça... Afinal, repito: Na terra do frevo, do maracatu e do forró, também há espaço para a música sertaneja, sim! Não posso esquecer jamais da pluralidade artístico-cultural que tanto orgulha a nós pernambucanos.

O fato é que um grupo formado por oito garotos, daqui do Recife, está roubando a cena. Os Amigos Sertanejos trazem na formação amigos de longa data. Todos eles têm passagem por várias bandas de outros estilos musicais voltados para o público jovem. Resolvem se reunir para tocar um dos ritmos mais populares do Brasil, que conquista gerações e classes sociais de todos os tipos, fazendo um som jovem e romântico aliado a um show contagiante. A banda fez suas primeiras apresentações, em dezembro de 2008, e desde então está cada vez mais consolidando seu nome no mercado.

O repertório da banda é baseado tanto nos novos expoentes do sertanejo como nos antigos grandes nomes. Dos destaques atuais vale lembrar Victor e Léo, Jorge e Mateus, Cesar Menotti e Fabiano, e nos antigos, Bruno e Marrone, Zezé di Camargo e Luciano, além de Leandro e Leonardo e, é claro, Chitãozinho e Xororó.

Integram a banda fazendo a animação do público, os amigos: Giovani Ulisses (Giroba), no comando da voz e da animação do público, junto com Luís Henrique Dias, que ainda assume a percussão. Léo Fernandes puxa o fole da sanfona e também apoia na voz. Renato Pessoa de Melo dá o ritmo na bateria e percussão, e Guilherme Pinto faz sua performance com o peso de seu baixo. Para completar, eles ainda contam com guitarra/violão solo.

O último dia 12 de março marcou a gravação do primeiro DVD do grupo, no Chevrolet Hall. Eu estive lá, conferindo de pertinho toda a preparação nos bastidores e digo: os meninos arrasam! O show deles é muito empolgante e divertido. Logo mais, à noite, estarei na AABB da cidade de Limoeiro, curtindo mais uma apresentação dos Amigos Sertanejos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário