sexta-feira, 12 de março de 2010

Pernambuco debate Copa 2014

Recife será a segunda cidade a sediar a Rodada Nacional de Debates Rumo à Copa 2014, que está sendo promovida pelo Ministério do Esporte em doze cidades-sede do evento. Na capital pernambucana, o encontro irá acontecer nos dias 15 e 16 de março, no Mar Hotel, em Boa Viagem. Antes disso, o evento ocorreu em Salvador (10 e 11 de março) e, na sequência, nas cidades de Natal (18 e 19 de março) e Fortaleza (24 e 25). A Rodada se compõe por debates envolvendo formadores de opinião, empresários e imprensa, ao lado de palestrantes recomendados pelo Ministério do Esporte, membros do Comitê Organizador da Copa e membros do Comitê Organizador Local.

O objetivo da Rodada é esclarecer e captar opiniões em relação ás oportunidades e problemas que poderão ser gerados com a realização da Copa no Brasil. Do primeiro dia do encontro, participarão empresas, Organizações Não Governamentais, federações esportivas, profissionais ligados ao marketing e gestores públicos que queiram esclarecer suas dúvidas sobre a Copa. Questões sobre uso de marca e promoção de eventos, por exemplo, estarão em pauta e serão respondidas pelos representantes do Ministério do Esporte, Alcino Rocha e Sérgio Gomes. Foram convidados o Governador do Estado de Pernambuco, além dos prefeitos das cidades do Recife e secretários de Esporte.

O primeiro tema a ser tratado será “Copa do Mundo – Experiência em outros Países”, cujo objetivo é expor um conjunto de informações relevantes obtidas a partir de estudo das experiências de países que sediaram outras edições da Copa do Mundo. Em seguida, virá “Lei De Incentivo Ao Esporte Na Copa”, com o foco de esclarecer dúvidas gerais sobre a lei e, ao mesmo tempo, apresentar as possibilidades de captação de recursos a partir da lei de incentivo para materialização de ações de fomento ao esporte em geral, ou mesmo para o futebol. Na parte da tarde, o grupo irá discutir “Os Estádios e a FIFA”, com uma apresentação sobre os planos sobre o caderno de encargos da FIFA, dos novos estádios das cidades sede.

O segundo dia será de brainstorming, dedicado integralmente à imprensa e dirigentes de empresas jornalísticas. Além de tirar as dúvidas dos profissionais que irão se envolver diretamente com o assunto, os organizadores querem torná-los partícipes do processo. Serão abordados aspectos sócio-econômicos e político-educacionais presentes em projetos esportivos, ações com o intuito de formar gestores que possam gerenciar a formação e a capacitação em outros segmentos profissionais, entre outros assuntos. Os moderadores desse encontro serão os jornalistas Ciro José (da TV Globo, que já atuou em nove copas consecutivas) e Sérgio Robayashy, além do consultor da Fundação Getúlio Vargas, Luiz Macedo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário