sexta-feira, 23 de abril de 2010

Jornalismo de Revista


Quem me conhece, sabe da minha paixão por jornalismo impresso, sobretudo, pelas revistas. Adoro uma revista, o cheiro do papel, uma boa capa chamativa, a impressão, as fotos, as matérias, tudo! Assino embaixo o que consta no Livro Jornalismo de Revista, da jornalista Marília Scalzo (Ed. Contexto, 2004): “o editor espanhol Juan Caño define ‘revista’ como uma história de amor com o leitor”. Pois é, eu sou um desses leitores. Recomendo esse livro para todos os jornalistas, estudantes e interessados no assunto.

Semana passada, na casa da minha tia, vi uma pilha de revistas em cima da mesa lateral do sofá. Imediatamente, fui mexericar. Estavam lá, uma edição da Claúdia, Quem, da NetSat e uma revista chamada Mais. “Opa, que revista é essa, que eu não conheço?”, logo pensei. Vendo minha compenetração ao folhear as páginas da publicação, minha tia tratou logo de me oferecer a mesma e eu, é claro, aceitei. Ao chegar em casa, tratei logo de devorá-la.

Para quem não conhece, a Revista Mais é uma publicação do Grupo Pão de Açúcar (rede de supermercado). É uma revista institucional, corporativa e segmentada, sendo mais um case de sucesso de empresa que resolve utilizar o meio revista como ferramenta de relacionamento com seus clientes. A Mais e muitas outras revistas não são conhecidas pelo grande público, porque em vez de serem encontradas em bancas, são enviadas diretamente para um mailing de clientes, cumprindo, assim, o objetivo principal: gerar negócios, além de fidelizar a marca da empresa junto aos mesmos.

Empresas dos mais variados segmentos possuem uma revista institucional: TAM e Gol (setor aéreo), Queiroz Galvão, Gabriel Bacelar, Cyrela (imobiliário), Audi (automóvel), Interpam (iluminação). Há vários exemplares e é impossível citar todos aqui. “Cada vez mais as empresas estão adotando o meio editorial como uma comunicação direta para um público específico. O alcance da publicação vem da reprodução da leitura, pela capacidade que a revista tem de circular de mão em mão”, afirma a jornalista Carla Guerra, da Carlota Comunicação, empresa especializada em mídias editorias. A Carlota edita a revista da construtora Gabriel Bacelar e a Revista ClassCasa, voltada para o mercado de arquitetura e decoração.

Bom, voltando à Revista Mais, posso dizer que eu adorei conhecê-la. Só pelo fato de ser produzida pela Trip Editora (Revista Trip, TPM e várias outras) já dispensa elogios. O conteúdo da mesma é focada em quatro pilares básicos: amor, equilíbrio, atividade física e alimentação. Só no lifestyle de primeira! E os personagens? Cada um com suas histórias para lá de interessantes. Matérias inteligentes e diversificadas. O projeto gráfico segue um padrão clean e é super agradável aos olhos. Um prazer de ler. Não é de hoje que o Pão de Açúcar se relaciona com seus clientes por meio de revistas bem produzidas e com conteúdo diferenciado. É uma tradição que completa 40 anos. A empresa já editou “O Bondinho”, “Doçura”, “Sabor”, “Sabor Pão de Açúcar” e, agora, a “Mais”, que está na segunda edição.

3 comentários:

  1. Amigo, achei ótimo o post! Adoro revistas institucionais com conteúdo leve e acredito que elas são uma grande ferramenta para estreitar o relacionamento com os clientes. Falando nisso, lembrei de vc e guardei a última edição da revista da Gol, viu??? Ela está esperando para ser devorada! kkkkkkk
    Bjooo

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  2. Adorei a chamada da Revista...poderia ser uma coisa apelativa, mas tá bem elaborada!Equilibrou bem a foto com o tema!
    APROVADA!

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  3. pelo visto a revista é muito boa mesmo.Os quatros pilares que a revista emgloba deveriam ser os quatro pilares pra vida né! Abração Bruno!

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