segunda-feira, 24 de maio de 2010

Irandhir Santos em dose tripla


A partir da próxima sexta-feira (28.05), Irandhir Santos estará nos cinemas em três filmes. Em dois deles, como protagonista. Se você ainda não conhece o ator pernambucano de 31 anos, chamado de “gênio” por alguns, dirija-se, hoje, ao cinema, que Santos já está em cartaz no longa “Quincas Berro d'Água”, de Sérgio Machado. Já na sexta, sua voz poderá ser ouvida em “Viajo porque Preciso, Volto porque Te Amo”, de Marcelo Gomes e Karim Aïnouz, que o Cinema da Fundação põe em cartaz. Para o mesmo dia, é anunciada a estreia nacional de “Olhos Azuis”, de José Joffily.

Irandhir vem do teatro e chegou ao cinema na esteira da efervescência da cena recifense. Estreou fazendo ponta em “Cinema, Aspirinas e Urubus” (2005), de Marcelo Gomes, e depois em “Baixio das Bestas” (2007), de Cláudio Assis. Também participou de curta-metragens. Entre eles, “Azul”, exibido no Cine-PE deste ano.

“‘Cinema...’ foi o começo de tudo, primeiro momento de pisar num set. Até então, não tinha ideia'”, diz ele, natural de Barreiros, no Litoral Sul do Estado, e formado em Artes Cênicas pela Universidade Federal de Pernambuco. Mas, foi na televisão que a fama se espalhou, ao estrelar a minissérie global “A Pedra do Reino'” (2007), de Luiz Fernando Carvalho. “Foi uma mudança. A TV tem esse poder de realmente propagar. É uma mudança pessoal, artística. O Luiz é uma verdadeira faculdade”, conta.

O convite para fazer o sertanejo “Viajo...” - já exibido aqui em festivais - veio de Gomes, quando Irandhir estava na Bahia filmando “Besouro” (2009), em que interpreta um vilão. Apesar de não ter participado das filmagens do longa - muitas delas captadas durante outros filmes dos diretores -, o ator tinha um registro pessoal do Sertão. Passou a infância e adolescência morando em diversas cidades de Pernambuco, já que seu pai, bancário, era transferido a cada dois anos. “Eram cidades bem diferentes, algumas no Sertão. Senti essa proximidade quando vi as imagens”, diz. “O filme fala de uma dor masculina, da perda de um amor, do enfrentar essa saudade.”

No trabalho recém-chegado às telas – “Quincas Berro d'Água'” -, Irandhir vive o Cabo Martim, amigo boêmio de Quincas, o defunto levado para uma saideira pelas ladeiras de Salvador. “Foi o único ator que eu escolhi para o filme sem conhecer antes”, diz o diretor de “Quincas”, Sérgio Machado. “Pessoas de lugares diferentes vinham falar dele para mim: ‘Esse cara é incrível, é gênio, gênio’”.

Depois, veio “Olhos Azuis”, no qual faz um brasileiro encrencado com a polícia americana. “Olhos...” encerra o rol de trabalhos seus marcados para irem a público neste mês. Em setembro, no entanto, voltará às telas em “Tropa de Elite 2”, como um professor antagonista do capitão Nascimento, personagem de Wagner Moura.

O ator continua trabalhando. Em julho, filma o novo longa do caruaruense Cláudio Assis, “Febre do Rato”. Entre tantos gêneros, ele diz preferir “não cair na mesmice”. “É como poder ter acesso a diferentes vidas numa única encarnação, pegando essa onda de espiritismo”, diz, rindo. “Mas é essa a sensação, de viver várias vidas”.

Fonte: Folha de Pernambuco - 23.05.2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário