quarta-feira, 26 de maio de 2010

Ponte do Paiva e Via Parque abrem ao público



A primeira Parceria Público-Privada (PPP) viária do Nordeste, que consiste na Ponte Arquiteto Wilson Campos Júnior e Via Parque, será inaugurada na próxima semana. O sistema viário compreende a via litorânea de 6,2 km de extensão com canteiro central, ciclovia, passeio, iluminação com cabeamento subterrâneo, e a ponte de 320 metros sobre o Rio Jaboatão, passarela para pedestres, ciclovia e mirantes de onde se pode ver a desembocadura do rio no oceano.

O novo sistema viário permite reduzir em cerca de 30 quilômetros a distância entre o Aeroporto Internacional dos Guararapes/Gilberto Freyre e as praias do sul de Pernambuco. O novo acesso vai facilitar o trânsito de turistas e de pernambucanos que têm como destino as praias de Gaibu, Calhetas, Porto de Galinhas entre outras localidades daquela região, como o Complexo de Suape e a Reserva do Paiva.

A Via Parque também é o primeiro exemplo de operação pedagiada no Estado. Os motoristas de veículos passeio pagarão R$ 3,70 nos dias úteis e R$ 5,50 nos fins de semana e feriados, e outros veículos com até 5 toneladas terão tarifa especifica. A via pedagiada oferece como benefícios para quem a usa, a segurança e o conforto de uma rodovia com contrato de manutenção permanente.

O sistema conta com duas praças de pedágio posicionadas nos extremos do sistema viário, sendo uma em Itapuama, no município do Cabo de Santo Agostinho, e outra em Barra de Jangada, no município de Jaboatão dos Guararapes. A cobrança em cada praça é realizada de maneira unidirecional, ou seja, pagam apenas os veículos que entram no sistema. Para os que procuram ainda mais conforto e praticidade, haverá uma pista expressa, denominada Faixa Verde, por onde os veículos cadastrados passarão sem parar, já que a tarifa será debitada no cartão de crédito escolhido pelo usuário no momento do cadastramento no site www.mobilicidade.com.br/recife.

O motorista que utilizar a ponte e a via terá como suporte o Serviço de Auxílio ao Usuário (SAU), que oferece: primeiros socorros e resgate de acidentados; guincho para remoção de veículos com problemas mecânicos da pista; inspeção de tráfego, para verificação das condições de segurança na estrutura física da via; telefonia gratuita para contato direto do usuário com o Centro de Controle Operacional em caso de emergências.

Caberá ao Centro de Controle Operacional (CCO) exercer o monitoramento do tráfego através de 21 câmeras dispostas ao longo da via e coordenar as ações do SAU, acionando ainda os recursos externos que se fizerem necessários às intervenções operacionais, tais como, Policia Rodoviária, Corpo de Bombeiros, órgãos do Meio Ambiente, Policia Civil, Policia Militar, entre outros.

Fonte: Duxi Comunicação
Fotos: Miguel Igreja

Nenhum comentário:

Postar um comentário