quinta-feira, 20 de maio de 2010

Thaal Cuisine by Thiago Freitas



A palavra Thaal, no hinduísmo, significa a música cantada durante as oferendas de alimentos aos deuses. No restaurante de mesmo nome, aberto ao público, no final de março, no bairro do Poço da Panela, Zona Norte do Recife, os deuses serão os frequentadores da Casa. Para fazer jus à posição divina colocada aos clientes, o restaurante Thaal Cuisine serve pratos dignos de divindades.

O nome do restaurante é uma pequena amostra da proposta do local. Além de servir referências asiáticas, no Thaal também estão concentradas influências europeias e regionais, propondo um estilo definido como “world fusion”. Todas sutilmente misturadas e, ao mesmo tempo, arrebatadoras. E esse é o grande diferencial da casa, segundo o chef Thiago Freitas, proprietário do restaurante. Tudo foge ao lugar comum e a palavra que traduz o espaço é inovação. A apresentação dos pratos é um exemplo. Entradas pensadas para serem comidas com o hashi (mesmo não sendo sushi) ou servidas em paletas de cores de pintor mostram a personalidade do lugar.

Amante confesso de doces, o chef Thiago Freitas também elabora sorvetes de forma artesanal. Entre as delícias geladas, destacam-se aqueles com composição alcoólica, como os sorvetes de amarula, cappuccino com champagne, gianduia (chocolate com pasta de avelã), licor de menta com gotas de chocolates callebault, amarula com brownie, frutas vermelhas e doce de leite. O Thaal Cuisine funciona no imóvel onde sediou o ateliê da designer de joias Clementina Duarte, em uma casa com cerca de 200 m². O projeto do lugar mistura o retrô e contemporâneo, com assinatura do arquiteto Carlos Augusto Lira.

Thiago Freitas

Aos 25 anos, o chef Thiago Freitas encara o desafio de cuidar do próprio negócio. Ousado e cheio de criatividade, ele dá início à nova vida de empreendedor com seriedade sem perder o bom humor. Formado, em Gastronomia, pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), em 2008, este jovem talento da gastronomia pernambucana já mostrou a que veio. Tem passagem por restaurantes como o É, Libório (que tem sua assinatura no cardápio até hoje) e o Café Porteño (onde iniciou recentemente consultoria). Nesse curto tempo, já ganhou alguns prêmios da Fispal Recife (Feira Internacional). Foi o Jovem Talento (2006) e ganhou por três anos consecutivos o Prêmio Chef Gourmet Carne (de 2006 a 2008). Ah, ia esquecendo, Thiago, também, é meu amigo! Boa sorte para você, meu querido!

Serviço:


Restaurante Thaal Cuisine
Rua Marquês de Tamandaré – 203
Poço da Panela / Recife-PE
(81) 3034.0770

Nenhum comentário:

Postar um comentário