quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Cinema da Fundação: reduto da sétima arte no Recife







A proliferação dos shoppings centers, no Recife, além de provocar uma mudança no comportamento do consumidor, que antes preferiam fazer compras nas lojas do centro da cidade, também ocasionou, paulatinamente, no fechamento das tradicionais salas de cinema. A maioria delas se concentrava no centro da capital pernambucana. Hoje, a população frequenta as salas de exibição localizadas nos shoppings da cidade, que exibem os filmes do chamado circuito comercial.

Mas, para a felicidade geral não só dos cinéfilos pernambucanos, como também dos que não se contentam com os filmes comerciais, o Recife conta com um endereço certeiro: o Cinema da Fundação Joaquim Nabuco, no bairro do Derby, mais conhecido como Cinema da Fundação, que existe desde 1988. Por lá, o público pode assistir a filmes em formato digital e 35mm - do Irã a Hollywood, filmes brasileiros, pernambucanos de curta e longa metragem, além de produções francesas, suecas e coreanas.

“Na Fundação, eu trago os filmes que vi nos festivais, que eu vi antes de estrearem no Brasil, e pelos quais me apaixonei. Filmes que nem teriam espaço nas salas Multiplex do Recife. O Cinema da Fundação desenvolveu, por isso, um carinho enorme do público cinéfilo. São filmes europeus, de arquivo ou cinemateca”, informa o jornalista e cineasta Kleber Mendonça Filho, que é responsável pela programação do cinema, junto com o também jornalista e cineasta Luiz Joaquim.

No final de 2004, o Cinema da Fundação fechou as portas para passar por uma profunda reforma estrutural, sendo reaberto em setembro de 2005, completamente restaurado. A tela de exibição, o projetor e o equipamento de som foram mantidos, mas recuperados. Poltronas largas e confortáveis substituíram as antigas cadeiras de madeiras. “O desnível de uma fileira para outra foi ampliado dez centímetros e as poltronas realinhadas, impedindo que a visão da tela seja atrapalhada pelo espectador na poltrona da frente”, revela Luiz Joaquim. Com as mudanças, a sala perdeu 120 lugares, restando 200 vagas para os expectadores, incluindo um espaço exclusivo para quatro cadeiras de rodas.

Quanto à acessibilidade de pessoas portadoras de deficiências físicas, foi instalado um elevador hidráulico na entrada da sala do cinema. Os dois banheiros também sofreram reformas e foram projetados de acordo com as normas técnicas de arquitetura e engenharia. Em cada banheiro há uma cabine desenhada exclusivamente para os deficientes, mais larga e com apoio de mão. A sala também recebeu um tratamento acústico e ganhou um projetor digital. A tela de exibição foi lavada, o som Double SR – o primeiro do Recife em sala de cinema- reajustado, projetor realinhado e a lâmpada do mesmo ajustada para melhorar a exibição das películas de 35mm ou 16mm na telona.

Na parte externa do cinema, o público pode se deliciar com as iguarias servidas pelo Café Castigliani: desde um simples café expresso a outros elaborados com misturas diversas e inusitadas. Sob a chancela dos baristas Leonardo Lacca e Nara Oliveira, o Café Castigliani, é um dos únicos da cidade a oferecer um café gourmet, 100% arábica, com blend produzido pela famosa marca paulista Suplicy Cafés Especiais e integrante da Associação Brasileira de Cafés Especiais. No quesito lanches, há várias opções de tortas doces e salgadas, quiches, pão de queijo mineiro, sanduíches e sobremesas.

Serviço:


Cinema da Fundação
Rua Henrique Dias – 609
Derby / Recife-PE
(81) 3073.6688
cinema@fundaj.gov.br
Ingressos: R$ 8,00 (inteira) e R$ 4,00 (acima de 60 anos / estudantes)

Café Castigliani
Área externa do Cinema da Fundação – (81) 3073.6683

Um comentário:

  1. Precisamos realmente recorrer para outros tipos de cinema, pra ocorrer uma diminuição do fluxo dos cinemas dos grandes shopping como também para dá mais valor ao programa feito. Normalmente quem vai aos cinemas do shopping vai de forma mais automática, ao meu ver. O cinema da Fundação é bem aconchegante e traz filmes com uma maior visão.

    ResponderExcluir