quinta-feira, 14 de julho de 2011

Irmãos Campana, sucesso made in Brazil








Os designers brasileiros Fernando e Humberto Campana, mais conhecidos como irmãos Campana, notabilizaram-se pelo design de mobiliário e pela criação de objetos instigantes. Hoje, a escala de trabalho cresceu, desdobrou-se em várias mídias e é dirigido a distintos públicos. Eles são solicitados por instituições de arte e empresas e, desde seu início, cultivam parcerias com comunidades brasileiras produtoras de artesanato. Esse diálogo fluído entre os projetos de várias naturezas e dimensões é um dos vetores para o entendimento das criações dos irmãos Campana.

Na área de moda, os Campanas assinam a “Coleção Campana”, da grife brasileira de joias H. Stern (2001). Eles mantêm um histórico de colaborações com a marca de calçados e bolsas Melissa, da Grendene e, em 2009, reinterpretaram a tradicional camisa polo da Lacoste.

A habilidade dos designers para compreender a essência de uma marca e a segurança para brincar com as origens dela – além de um inegável sentido de aventura – têm feito com que os Campanas sejam procurados para reinventar a identidade de grifes globais.

No design de interiores, a dupla desconstruiu e reinventou as lojas Camper em Berlim (2006), Barcelona (2007), Florença (2008), Londres (2008), New York (2010) e Zaragoza (2007). Estão redesenhando o Café dês Hauteurs, do Museu d’ Orsat (que deve abrir ainda este ano), em Paris, e explorando novas soluções para a ambientação do antigo “Olympic Hotel”, em Atenas. Será o primeiro projeto de hotel assinado pela dupla. No Brasil, um recente trabalho é a inovação do café bar do Teatro Municipal de São Paulo, bem como alguns projetos residenciais e paisagísticos em andamento na capital paulista.

Em seu Estúdio, situado no bairro de Santa Cecília, em São Paulo, a equipe que trabalha com Fernando e Humberto materializa idéias que mais tarde serão produzidas por empresas como Edra, Alessi, Artecnica, Bernardaud, Corsi Design, Kreo, Magis, Grendene, Skitsch, Plus Design e outras, quando não pelo próprio estúdio, que assina edições limitadas e numeradas.

www.campanas.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário