quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Rua da Hora, Expressivo Polo Gastronômico do Recife


Camarão Camarada - Camarão ao Fondue (Divulgação)

Chiwake - Pescado Tropical (Foto: Beto Figueroa)

Entre Amigos, Bode - Bode Molho Vinho (Divulgação)

Entre outros aspectos que caracterizam o Recife, como uma cidade de expressão multicultural, a gastronomia também apresenta um peso preponderante. Além das delícias da culinária nordestina, por aqui é possível saborear receitas das cozinhas dos mais diversos países, indo do clássico ao contemporâneo. Tamanha abrangência confere à cidade, o título de terceiro polo gastronômico do Brasil, com cerca de 10 mil estabelecimentos, perdendo apenas para São Paulo e Rio de Janeiro, segundo dados da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel).

Essa abrangência, representada em maior peso pelo Bairro de Boa Viagem, na Zona Sul da cidade, que há muitos anos conta com uma grande quantidade de casas em diversas especialidades (bares, restaurantes e clubes noturnos), vem conquistando espaço, também, na Zona Norte do Recife. Podemos perceber, ainda, que muitos restaurantes de Boa Viagem abriram filiais em bairros da parte norte: Graças, Espinheiro, Parnamirim, Casa Forte e áreas próximas.

O Espinheiro, hoje, um bairro residencial, de classe média alta, oferece várias opções de comércio, bares e restaurantes. Um trecho da região, em particular, chama a atenção: a Rua da Hora, que em seu um quilômetro de extensão, concentra 13 estabelecimentos de várias especialidades, sem contar com as opções de self-service no horário de almoço: Amarelo Manga e Sinhá Joana. Passear pela rua pode causar certa indecisão. São tantas opções deliciosas, difícil escolher...

Logo no começinho da Rua da Hora, encontra-se o Bar Empório Sertanejo, seguido da Pizzaria Palermo e o Kyoto (Cozinha Chinesa). Mais à frente, chegamos ao Zen, famoso restaurante japonês da cidade, que oferece mais de cinquenta opções entre sushis, temakis e pratos quentes como guioza, teppan yaki (arroz, frango e legumes na chapa) e pastel de camarão. Para melhor atender os clientes, que chegam a formar fila na porta, o restaurante inaugurou uma nova unidade (exatamente em frente à primeira), em junho do ano passado.

Villa - Linguine Crevette (Foto: Breno Rocha)

Zen - Uramaki Philadélphia (Foto: Leonardo Felipe)

Quase ao lado da nova unidade do Zen, está o aconchegante Villa, inaugurado há quatro anos, sob o comando do chef Joca Pontes e do empresário Luciano Longman. Ambientado em uma casa de estilo clássico dos anos 1940, o Villa oferece um cardápio enxuto, com o conceito de cozinha de bistrô. “Na época, ainda não existiam todos estes restaurantes, e vislumbramos a possibilidade de abrir o Villa, devido a uma posição mais centralizada entre a Zona Norte e a Zona Sul do Recife, além da proximidade do Centro e da mais importante via da cidade, a Avenida Agamenon Magalhães. É muito bom para a cidade ter uma rua com tantos empreendimentos de qualidade, tornando-se uma referência sempre lembrada pelos clientes”, destaca Joca Pontes. Ao lado do Villa, nos deparamos com o Botequim da Hora (Restaurante e Petiscaria).

Seguindo em frente, ao cruzar as ruas Santo Elias e José L. de S. Barros, chegamos ao Entre Amigos – O Bode, inaugurado em 2003. O estabelecimento é uma filial da casa, que existe, desde 1994, em Boa Viagem. De lá para cá, o restaurante construiu sua fama sobre pratos feitos com carne de caprino, mas é na diversidade do cardápio que muitos se sentem atraídos. Além da especialidade, oferece várias opções de pratos à base de frutos do mar, carnes nobres, como filé, picanha e maminha, aves e uma variedade de petiscos. Ao lado do Entre Amigos, a Pizzaria Famiglia Lucco disponibiliza deliciosas opções de massa, filés, frangos e peixes.

Em frente ao Entre Amigos, está o Café Porteno (comidinhas saborosas com um toque gastronômico e o charme da Argentina), seguido do Subway (13ª unidade da rede no Estado, aberta no início de março) e do Bar Bodega da Gente. Ao lado está o Chiwake. Do ambiente decorado exclusivamente com peças peruanas até a variedade de opções no cardápio, do tradicional ao contemporâneo, o Chiwake proporciona uma verdadeira viagem ao Peru. Além da genuína culinária dos Andes, oferece ainda a maravilhosa fusão da rigorosa cozinha japonesa com a picante fantasia da cozinha peruana, a culinária Nikkei - uma das mais afortunadas expressões da mestiçagem cultural peruana produzida nos últimos anos.

Quase ao final da rua, do lado esquerdo, está o Camarão Camarada. A casa especializada em camarões possui mais de 50 opções de pratos. O cardápio é o mesmo da casa de Boa Viagem, elaborado pelo chef François Schmitt. A nova unidade tem capacidade para 200 pessoas em dois ambientes, um climatizado e outro ao ar-livre, além de uma área para crianças. O crustáceo utilizado é tipo exportação, produzido na fazenda do grupo, no Piauí. Segundo o gerente, Cristiano Sérgio, é importante oferecer uma diversidade de opções nesta região, “que solidificou a Rua da Hora, como um dos polos de gastronomia mais importantes do Recife, depois de Boa Viagem, tradicional bairro turístico da cidade.”

Serviço:
Empório Sertanejo: (81) 3083.2739
Pizzaria Palermo: (81) 3241.7860
Kyoto: (81) 3427.3100
Sinhá Joana: (81) 3242.3145
Amarelo Manga: (81) 3426.5751
Zen: (81) 3427.3377
Villa: (81) 3241.2769
Botequim da Hora: (81) 3241.4301
Entre Amigos – O Bode: (81) 3312.1000
Famiglia Lucco: (81) 3223.6059
Camarão Camarada: (81) 3034.0827
Café Porteño: (81) 3077.3006
Subway: (81) 3223.1529
Bodega de Gente: (81) 3221.6938
Chiwake: (81) 3221.1606 / 3423.1529

Nenhum comentário:

Postar um comentário