segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Praia dos Carneiros: um paraíso de encher os olhos









O final do ano se aproxima. É chegado o tempo de parar para avaliar a vida, celebrar o período natalino e o novo ano que está por vir. Mas, também, é tempo de aproveitar a estação mais esperada do ano: o verão. Você já sabe onde vai curtir os dias ensolarados? O litoral pernambucano oferece cenários paradisíacos para quem deseja curtir com alegria e alto astral o período mais quente do ano. Ou você prefere apenas descansar as energias contemplando a magia da natureza? Pernambuco conta com destinos fantásticos para todas as intenções.

Uma das praias mais charmosas da nossa costa é a dos Carneiros, localizada a 6 km do município de Tamandaré, no litoral sul do Estado, e distante cerca de 80 km do Recife. Carneiros possui aquele ar de praia selvagem, um verdadeiro sonho de consumo para os amantes de praias belas e tranquilas. A faixa litorânea que demarca a praia propriamente dita possui 5 km de extensão, margeada por inúmeros coqueirais e areias brancas, e um paredão de arrecifes de 1 km de extensão. As piscinas naturais e os bancos de areia proporcionam um espetáculo de cores inigualável.

Uma característica interessante da Praia dos Carneiros é o fato raro de o estuário do Rio Formoso desembocar em suas águas cristalinas, e na parte de mar aberto, alguns trechos de paredões de arrecifes formam áreas de águas tranquilas. É ainda curioso observar manguezais em plenos arrecifes, na água do mar. Há a capela de São Benedito, bem na beira da água, datada de 1865. Restos de raízes e troncos de coqueiros tombados há anos na areia completam a paisagem da praia.

O acesso à Praia dos Carneiros não é simples e este é o motivo de o local ser bem conservado e relativamente pouco frequentado. Chegando em Tamandaré, o visitante deve seguir as placas indicativas, pegando uma estrada que dá acesso a uma pista asfaltada, na qual há várias entradas com placas informativas de bares e restaurantes instalados à beira-mar. Depois de o turista escolher o bar, ele passa por um pequeno caminho e finalmente chega à praia. Mas, para isso, deve desembolsar uma taxa de R$ 50, revertida em consumação mínima dentro do bar escolhido. O valor é cobrado para um grupo de pessoas e não individualmente. Existem, também, as opções de mototáxis, catamarãs ou simplesmente à pé, pela orla.

Os bares da praia oferecem excelente infraestrutura: som ambiente, banheiros e chuveiros, quiosques de piaçava em plena areia com direito a espriguiçadeiras. O serviço oferece menu a base de frutos do mar, bebidas tropicais e, é claro, a boa e indispensável cervejinha gelada. Quem quiser conhecer os atrativos naturais da praia, pode fazer o passeio de lancha (R$ 25,00 por pessoa) que leva um tempo médio de duas horas. É possível conhecer a Igreja de São Benedito, os manguezais, os bancos de areia e as piscinas naturais formadas pelos arrecifes. Todo esse “processo” vale a pena. Carneiros é mesmo um ambiente encantador, que passa a sensação de praia particular. É realmente um passeio digno de ser feito.

Um comentário: