quinta-feira, 16 de junho de 2011

Jornalismo de Revista em Livro

Eu não sei de vocês, caros leitores, mas eu, quando assisto a um bom filme ou leio um bom livro, fico extasiado, feliz e com a sensação de que aprendi algo bacana, que acrescentou à minha vida. Assim, fiquei quando terminei de ler o livro “A Arte de Editar Revistas” (Companhia Editora Nacional), da jornalista Fátima Ali. Trata-se de um guia para jornalistas, diretores de arte, editores e estudantes – muito, mas muito bom!!! Possível exagero à parte, o estudo do livro vale como um curso de extensão em jornalismo de revista. Quem é jornalista e ama revistas (fazer, ler e apreciar) como eu, sabe do que estou falando. Em visita ao escritório da minha colega blogueira Camila Coutinho (garotasestupidas.com), me deparei com a obra e enlouqueci!!!

De acordo com a autora, o livro trata de conceitos básicos, que em grande parte, podem ser adaptados para qualquer tipo de revista. Mas seu foco é o de revistas comerciais dirigidas ao grande público. Como poucas exceções, os exemplos – tanto de conceito, como os visuais, apresentados são de revistas americanas. Isso porque foi nos Estados Unidos, que a revista comercial moderna foi criada e onde foram desenvolvidas as bases que utilizamos hoje.

“Não tenho pretensão nenhuma de ensinar nada, mas apenas transmitir o que aprendi e funcionou ao longo da minha experiência. E, se possível, passar um pouco do meu entusiasmo por revistas e motivar você a encontrar seus próprios caminhos para fazê-las cada vez melhor. E por último, mas não menos importante, divertir-se!”, escreve a jornalista na introdução da obra.

Fátima Ali tem mais de trinta anos de experiência na criação, direção e edição de revistas. Foi diretora de redação e Publisher de várias delas, entre as quais a Nova, em que foi diretora-fundadora; diretora editorial de Nova Escola, que durante sua gestão saltou de uma circulação de 150 mil para 700 mil exemplares mensais. Desenvolveu o projeto da edição brasileira da revista Estilo; criou o primeiro CD-ROM brasileiro, o Almanaque Abril. Foi ainda diretora-fundadora da MTV Brasil e vice-presidente do Grupo Abril.

Nenhum comentário:

Postar um comentário