sexta-feira, 10 de junho de 2011

Roteiro Fashion&Style em Milão

A Revista ClassCasa, na qual este mero jornalista que escreve, é repórter, publicou na edição 27 (março de 2011), na seção ClassViagem, um roteiro de Milão, na Itália. A matéria é assinada pelo arquiteto pernambucano Diogo Viana, que em temporada recente de estudos por lá, garimpou lugares super bacanas. Gostei tanto, que resolvi publicar aqui. Quem estiver pensando em ir a Milão, as dicas são super válidas! Ah, os clicks também são by Diogo Viana.


Roteiro de Viagem OFFside Milão

A proposta do meu roteiro de viagem é tentar sair dos locais mais visitados de Milão, para quem já conhece a Catedral Duomo, os museus, as igrejas, a Província de Como, a Piazza Duomo e as famosas lojas. Acho que vale a pena, sim, sempre visitar as famosas lojas e ver o que tem de novo em design, em primeira mão, ao vivo, antes mesmo de sair nas revistas Wallpaper e Interni. Na região da Catedral Duomo, estão a La Rinascente, B&B Italia e Cassina. Já na região da Basílica de San Babila, a Artemide, Alessi, Capellini, Zara Home, Kenzo Home e Moroso. São dezenas de grifes imperdíveis.

Saindo do caríssimo circuito turístico de decoração e design, pegando um metrô ou um trem de superfície, chegamos a áreas afastadas do centro de Milão, como os bairros de Brera e Navigli. No meu roteiro, uma caça a peças vintage e novas. Muitos antiquários, brechós e lojas do circuito off em Milão. Uma proposta jovem e moderna, que termina num poderoso e famoso sorvete, antes de uma tradicional underground noite milanesa.

O Bairro de Brera, ao norte do centro de Milão, tem uma aura cosmopolita, luxuosa e artística. É uma das áreas mais simpáticas da cidade, conhecida como a “boemia de luxo” e que até hoje fascina os turistas que visitam a Itália. Brera contrasta com o luxo das tavernas, bares, cafés e mercearias, junto a casas de artesãos locais. É rodeado por numerosos edifícios do século XVIII, entre eles o Palácio de Brera, que abriga a Pinacoteca e a Academia de Belas Artes.

Também vale a pena conhecer a vida noturna de Navigle, ou, de dia, garimpar todo tipo de coisas nos antiquários e brechós ao redor dos canais Naviglio Grande, Naviglio Pavese e Darsena. A rede de canais data de 1177 e, no século XV, tinha 150 km de extensão. Leonardo da Vinci trabalhou para o local se tornar real e funcionar. Nos anos 1930, o sistema de canal, abandonado, foi quase totalmente coberto.

O que visitar:

Via Brera - lugar ideal para passear no fim de
de tarde e visitar os vários antiquários
ControBuffet - Para quem gosta de
objetos de decoração com design
moderno e divertido. A loja fica
na Via Solferino, 14.
http://www.controbuffet.it/
Galeria Robertaebasta - É um espaço cheio de estilo para
compras de antiguidades, artc deco italiana e francesa e,
móveis assinados por designers e artistas famosos como
Gaetano Pece, Irmãos Campana, Patricia Urquiola e
Charles Eames. A Galeria fica na Via Fior, 16.
http://www.robertaebasta.it/


Vintage Shop - Vende tudo que é vintage, de época mesmo: roupas, acessórios,objetos de decoração,discos... A música que toca lá é perfeita.Você pode encontrar um patins de gelo com bota de couro dos anos 1950, uma bolsa Gucci original dos anos 1970, vestidos franceses Chanel, jeans Levi’s 501 desgastados de verdade, botas Versace anos 1980 por 30 euros! Um baú Louis Vuitton antigo e original por poucos euros. O que vale a pena é garimpar e montar o seu cenário. A loja fica na Alazaia Naviglio Pavese,52.


Nipper - A loja não é só para decorar ou fazer um estilo. É para ver e comprar gramofones, telefones, rádios, frigobares, TV’s, ventiladores antigos originais... Eles funcionam perfeitamente como nos anos 1930, 1940, 1950, 1960... São vendidos a preços acessíveis e a variedade é enorme. Está localizada na Ripa di Porta Ticinese, 69. http://www.nipper.it/


PAR 5 - É uma loja de tênis vintage, novíssimos na caixa, feitos em edições especiais. Para os fashionistas, designers e formadores de opinião do mundo da moda. Segundo Diego, o dono da loja, que fala português e é brasileiro por parte de mãe, gente de Nova York encomenda sempre. Você pode encontrar uma edição antiga limitada e japonesa, dos atuais e disputados tênis Asics Onitsuka Tiger, em formato de um All Star. A loja tem linhas especiais da Adidas, Puma, Nike, e o detalhe é que são linhas exclusivas. A PAR 5 está na Corso di Porta Ticinese 22.




Restaurante Zerodue - Para terminar o dia, é um local cool e bem frequentado pelos jovens locais. Com exposições de artistas plásticos permanente e bebidas super ousadas, tem um menu contemporâneo. Tomar um tradicional café ao modo italiano e escutar o repertório musical da casa, para quem gosta de um indie e british rock, o lugar é perfeito. http://www.zeroduemilano.com/


Foto - http://www.bootb.com/

Grom - Antes de sair na noite milanesa, não deixe de provar o atual melhor sorvete de Milão, que fica na Gelateria Grom. O sorvete virou marca e já tem até fora da Itália. http://www.grom.it/


Foto - http://www.fashioncomplo.blogspot.com/
This Plastic - Comparando com a noite do Brasil, para quem gosta do Lions Night Club e do Vegas Club, em São Paulo, e da Festa Sem Loção, em Recife, a balada ideal é a This Plastic. Proposta bem parecida, música ultramoderna como Empire of the Sun, Mika, Phoenix, Hot Chip, e cai para as retrôs dos The Smiths, Depeche Mode, entre outras. A This Plastic existe desde 1980, lota as sextas, sábados e domingos, mas só entra quem o hostess achar que deve. Muitas pessoas voltam da porta. Viale Umbria, 120.

Um comentário: